Interior

Terremoto causado por som em Barretos bate recorde mundial

O evento Insane Sound criou um tremor de pequena magnitude equivalente a uma explosão realizada com 400 quilos de explosivos

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Terremoto som Barretos
Evento em Barretos reuniu cerca de 600 veículos e sete caminhões e bateu recorde mundial ao gerar um terremoto apenas através do som (Foto: Jânio Munhoz / Divulgação)

Neste domingo (28), um evento que reuniu 600 veículos no Parque do Peão de Barretos - a 420 quilômetros de São Paulo - bateu um recorde mundial ao provocar um terremoto por meio de aparelhos de som. A marca foi resgistrada, inclusive, no Guiness Book.

+ Furtos ameaçam patrimônio histórico do Cemitério da Consolação

Os carros executaram a mesma música simultaneamente por um minuto, o que gerou um tremor de 6,98 milímetros por segundo, o equivalente a um terremoto de pequena magnitude ocasionado por 400 quilos de explosivos, de acordo com os juízes do Guiness.

+ Confira o vídeo aqui

O Insane Sound contou com a presença de automóveis de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de sete caminhões que formavam verdadeiras paredes de caixas de som, com uma potência que poderia chegar a um milhão de watts cada.

Terremoto som Barretos
Juízes do Guiness Book mediram a potência do tremor em Barretos (Foto: Jânio Munhoz / Divulgação)

O objetivo do evento foi o de quebrar o recorde de tremor por som de veículos realizado em 2008, na Inglaterra, quando 22 carros provocaram um tremor equivalente ao de 300 quilos de explosivos.

O juiz Mike Janela, do Guinness World Records, acompanhou todo o evento. Por volta das 15h30, a equipe de engenheiros mediu os resultados e confirmou o recorde apenas duas horas depois.

Segundo os juízes, a marca deverá ser publicada em breve no site do Guiness. Entretanto, o registro só entra na versão impressa do livro em 2016, já que a edição de 2015 foi concluída.

Fonte: VEJA SÃO PAULO