Crianças

Espetáculo 'Terra Papagallis!' diverte com dança e teatro

Com a união da trupe Pia Fraus e o grupo Balé da Cidade, bailarinos ganham a atenção das crianças ao manipularem e interpretarem enormes bonecos

Por: Luiz Fukushiro - Atualizado em

Terra Papagallis_2187
Bailarinos manipulam os animais em cena: coreografia dá vida aos bonecos (Foto: João Mussolin)

Em ‘Bichos do Brasil’ e ‘Filhotes da Amazônia’, a companhia Pia Fraus criou o próprio estilo de fazer teatro de animação, usando bonecos de grandes proporções e sem diálogos. Se nessas montagens os movimentos já lembravam uma coreografia, a união da trupe com o Balé da Cidade de São Paulo no novo ‘Terra Papagallis!’ atribui ainda mais força plástica à sua linguagem. Num bonito espetáculo de teatro-dança, os dezesseis bailarinos interpretam e manipulam personagens para contar a história de Manuela (Fabiana Fornes). Vinda de longe, a menina viaja pelos mares e brinca com os golfinhos até enfrentar uma tempestade e naufragar. Ao chegar à terra firme, ela é salva por um nativo (Wagner Varella) e depois passa a explorar o território dele, repleto de papagaios, corujas, insetos, uma brava onça e outros animais.

Os desencontros culturais da dupla tornam-se um intercâmbio: a garota mostra passos de balé e ele ensina uma dança tribal. Diverte o público a parte em que alguns índios acham a mala de Manuela e transformam objetos que nunca viram antes em instrumentos musicais. Do começo ao fim, a mescla de fofura dos bonecos de Dino Soto com a fluidez da coreografia de Lara Pinheiro e a trama de Beto Andreetta deixa a plateia mirim vidrada.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Fonte: VEJA SÃO PAULO