Teatro

“Terça Insana” apresenta festival de férias

Espetáculo em cartaz no Estúdio Emme até dia 22 é um aquecimento para a décima temporada do projeto

Por: Gabriela Simionato - Atualizado em

Terça Insana
"Terça Insana": trupe comemora dez anos em cartaz (Foto: Priscila Prade)

A Curiosa Teatroteca da Terça Insana pode ser visto _como o nome sugere _ às terças, às 21h, no Estúdio Emme. A trupe formada por Agnes Zuliani, Grace Gianoukas, Renato Caldas, Arthur Kohl e Mila Ribeiro apresenta um festival de férias, que antecipa a estreia da décima temporada do projeto, marcada para o dia 15 de março.

Grace Gianoukas, diretora artística, atriz e roteirista, antecipa as novidades do ano: “Comemoramos uma década, então, a nova temporada vem sendo preparada há um bom tempo. Vai ser um ano especial, com uma série de novas facetas.”

"Terça Insana  estreou em setembro de 2001 nos palcos do teatro N.Ex.t, no centro de São Paulo. Em 2003, foi preciso mudar de palco para receber o público cada vez maior, e o espetáculo passou a acontecer no antigo Avenida Club, hoje Estúdio Emme. “Na época, as comédias em cartaz tinham um humor mais maduro, com atores mais velhos. Não havia espaço para novas linguagens, pesquisas”, lembra Grace, criadora do projeto. 

Grace Gianoukas - terça insana
Grace Gianoukas: diretora artística, atriz e roteirista da "Terça Insana" (Foto: Priscila Prade)

A proposta é apresentar esquetes à plateia, sem confrontar o gênero stand-up, que está na moda. “Gosto muito do Marcelo Adnet, por exemplo. Ele é inteligente, culto, um ator com muita bagagem.”

O elenco fixo já passou por cerca de doze mudanças de atores. Graziella Moretto, Marcelo Mansfield, Marcelo Médici, Marco Luque e Roberto Camargo fizeram parte da história do projeto, e muitos deles têm show próprio hoje em dia. “Luque ficou com a gente de 2006 a 2008. Ele é extremamente talentoso, tem muito carisma, sabe fazer graça... Tem a capacidade de controlar o público.”

Personagens como Cinderela, a Advogada do Diabo, a fada que cansou de ser boazinha e a Mulher Perfeita marcaram a diretora. “São tantos personagens que já fiz que muitos caíram no esquecimento... Ainda bem! Na hora de criar, eu procuro tratar com humor questões pessoais, como relacionamentos e ideias absurdas, caso da mulher perfeita. Cá entre nós, ela não existe", brinca.

Passados dez anos, Grace atribui o sucesso do espetáculo ao formato e às mudanças: “'Terça Insana' tem atores criativos, com personalidades, e propõe que eles pesquisem a contemporaneidade. É um espaço aberto para novas linguagens, sem um formato pronto, sem cópias. Toda terça fazemos um espetáculo novo e isso mantém as pessoas interessadas.”

"TERÇA INSANA" EM NÚMEROS

• Estima-se que 2 milhões de pessoa já assistiram ao espetáculo

• Mais de 368 artistas passaram pelo palco como convidados especiais

• O elenco fixo já foi renovado 12 vezes

• O espetáculo já apresentou 389 shows diferentes

• 500 personagens já foram encenados nas montagens

• A comédia já lançou 2 DVDs, com uma venda total de 70 mil cópias

 

Veja abaixo vídeos com alguns personagem de sucesso:  

 

 

 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO