vídeo

Teto de shopping tem horta de 1 000 metros quadrados

Eldorado produz 14 toneladas de adubo por mês com compostagem dos resíduos da praça de alimentação

Por: Inara Chayamiti - Atualizado em

Uma pequena ilha verde se destaca entre os prédios da Marginal Pinheiros, em São Paulo. Com 1 000 metros quadrados, a horta que fica no teto do Shopping Eldorado já deu cem berinjelas e inúmeros pés de alface, entre outras plantas. Os alimentos são consumidos pelos próprios funcionários do estabelecimento.

+ Como fazer compostagem e cultivar uma horta em casa

Por trás do telhado verde está o projeto de compostagem que ocorre há um ano no local. As plantas crescem diretamente no composto orgânico produzido pelo shopping. São geradas quatorze toneladas de adubo por mês a partir dos restos das 10 mil refeições servidas por dia na praça de alimentação.

Com a compostagem e a reciclagem, o shopping recicla 25% das 300 toneladas de lixo mensais.

Para realizar a compostagem, o Eldorado encomendou duas enzimas específicas para acelerar a decomposição adequada do seu lixo. Na natureza, isso levaria até 180 dias e, dessa forma, leva três horas, segundo o engenheiro agrônomo Rui Signori.

O projeto custa R$ 12.000,00 por mês. "Daqui cinco anos, vai ser praticamente inviável mandarmos lixo para o aterro devido às taxas. Quando o projeto ganhar corpo, teremos uma grande economia", prevê o técnico de operações Tiago de Lima Silva.

Até o fim do ano, Signori pretende cobrir todo o teto, que tem 9.800 metros quadrados. "Formando esse microclima, vamos chegar ao segundo passo do projeto que é tentar diminuir em um grau a temperatura interna do shopping", afirma. 

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

 

 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO