Crianças

"Pererê, em Busca do Saci" leva folclore para o palco do Teatro Itália

Na peça, um menino procura o personagem folclórico para recuperar a paz em casa

Por: Tatiane Rosset - Atualizado em

Peça Pererê, Em Busca do Saci
Sandra Nagy e Vitor Faria: boas sacadas cênicas (Foto: Divulgação)

Vez ou outra, passam pelos palcos paulistanos montagens que abordam a cultura de diferentes povos. Dois bons exemplossão Biliri e o Pote Vazio, baseada em uma lenda chinesa, e AsTrês Mulheres Sabidas, que reestreia no Teatro Zanoni Ferrite no sábado (24) e narra um trio de contos do Reino Unido. Os últimos espetáculos relevantes sobre o folclore brasileiro a estrear por aqui foram Amazônia Adentro e Quem Tem Medo de Curupira?,cuja trilha sonora era assinada por Zeca Baleiro, ambos de 2010.

Em cartaz no Teatro Itália, a simpática Pererê, Em Busca do Saci, dirigida por Luiz Felipe Petuxo, finalmente volta a abordar o tema. Um menino (Vitor Faria) escutaos causos da infância de umaidosa senhora, Sinhá (Sandra Nagy). Um deles, sobre um personagem brincalhão de capuz vermelho e uma perna só, chama a atenção do garoto. Ele então sai em busca desse ser mítico, conhecido por fazer travessuras por onde passa. Com uma forcinha do Saci, ele pretende restaurar a harmonia em sua casa, que está em pé de guerra devido às suas péssimas notas no colégio.

A Cia. Dom Caixote leva à cena um espetáculo de sacadas interessantes — apesar de o texto às vezes ficar confuso comtantas idas e vindas. Sobressai o momento no qual os atores, bem coreografados, simulam uma volta ao passado com movimentos de trás para a frente. Divertem ainda o também dramaturgo Paulinho Rocco, no papel de um vira-lata, e HélioToste, que dá vida a um engraçado avestruz fazendo do seu braço o pescoço do bicho.

Fonte: VEJA SÃO PAULO