Passeio

Teatro Municipal promove passeio gratuito por cômodos escondidos

Visita guiada passa pelos bastidores do palco e leva o público ao luxuoso salão nobre

Por: Redação VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

Theatro Municipal
Teatro Municipal promove visitas guiadas por toda sua estrutura (Foto: Sylvia Masini)

Um dos pontos turísticos mais frequentados no centro da cidade abre as portas para contar sua história em um passeio. O Teatro Municipal promove visitas guiadas gratuitas por toda sua estrutura, com direito a um guia especializado para revelar as histórias e curiosidades dos principais cômodos. O tour pode ser feito de terça a sexta, às 11h, 15h e 17h, e aos sábados, às 11h, 12h, 14h e 15h.

+ Confira outros passeios gratuitos pela cidade

Durante o trajeto, os frequentadores são levados ao salão nobre e podem ver de perto a estrutura do espaço inspirado na galeria dos vidros do Palácio de Versailles, na França, entrando pelas portas de acesso feitas em bronze dourado. O local já abrigou eventos de grande relevância cultural para a cidade e é considerado um dos mais luxuosos da capital.

Theatro Municipal
Público conhece histórias e segredos do Teatro Municipal durante visita guiada (Foto: Sylvia Masini)

Outro espaço que compõe o passeio é a sala de concertos e toda a estrutura, como bastidores do palco e o fosso da orquestra, que recebe até 80 músicos, caso os espaços não estejam sendo usados para apresentações ou ensaios. É possível contemplar também o hall de entrada e suas famosas escadarias. Além do teatro, o roteiro inclui uma visita à Praça das Artes, que abriga as escolas municipais de música e dança, centros de documentação e a histórica sala do conservatório.

Os interessados podem fazer a inscrição no próprio local diariamente, a partir das 10h, ou até dez minutos antes do horário de cada visita - inclusive nos feriados. É possível realizar o passeio individual ou em grupos de até dez pessoas. Nesse segundo caso, é preciso fazer reserva com antecedência por meio do  site oficial do teatro. Quem quiser aproveitar o passeio, pode dar um pulo no luxuoso  Café do teatro, que serve refeições matinais e também almoço.

Fonte: VEJA SÃO PAULO