Artes cênicas

O melhor do teatro no Cultura Inglesa Festival

Monólogo de Marat Descartes e espetáculos vindos do Fringe de Edimburgo estão na programação

Por: VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

'Watch It!' - Teatro
Cena da peça 'Watch it!': parte da programação do Festival Cultura Inglesa (Foto: Divulgação)

O Festival Cultura Inglesa começou nesta sexta (17), mas as atrações teatrais do evento devem ocorrer até o final de junho. Entre os destaques dessa 17ª edição estão o monólogo O Natal de Harry, de Steven Berkoff, com Marat Descartes e direção de Georgette Fadel, além de espetáculos como The Static e Bane, vindos do Fringe de Edimburgo, considerado o maior festival de artes cênicas do mundo.

+ Kate Nash é atração de graça do Festival Cultura Inglesa

A boa notícia é que boa parte da programação é gratuita. Basta retirar o ingresso com uma hora de antecedência nos teatros.

Confira abaixo os principais destaques do evento.

perfeitos, perversos, educados

O espetáculo, três pequenas histórias sobre o universo infantil, é de autoria de Howard Breton, que foi traduzido por Marcos Damigo. Ao lado de Rodrigo Bolzan e Grace Passô, ele dirige e interpreta Gugu Dadá, Cabeças e A Educação de Magrelo Vômito, repletas de um humor ácido, tipicamente inglês. Apresentações em 24/05, 25/05 e 26/06 no Teatro Cultura Inglesa.

Bane

A produção deste solo o define como uma mistura dos filmes Duro de Matar e Corra que a Polícia Vem Aí, ambos de 1988. O público não deve subestimar a estética simples do espetáculo, que consiste em apenas o palco nu, sem muitos elementos. O ator Joe Bone  interpreta o personagem do título numa trama de vingança premiada no Fringe de Edimburgo. Apresentações em inglês sem legendas em 27/05, 28/05 e 29/05 no Espaço Cultura Inglesa – Vila Mariana, Espaço Cultura Inglesa –  Tatuapé e Centro Brasileiro-Britânico.

O Natal de Harry

O monólogo  de Steven Berkoff  é interpretado por Marat Descartes, dirigido por Georgette Fadel. Na melancólica história, o personagem do título conversa consigo mesmo sobre sua vida solitária. Apresentações em 31/05, 01/06 e 02/06 no Teatro Cultura Inglesa.

 ► Oh Os Belos Dias

Essa curiosa peça em dois atos, escrita por Samuel Beckett, apresenta Winnie (Sandra Dani) que vive enterrada até a cintura, e sua difícil relação com o marido, vivido pelo ator Luiz Paulo Vasconcellos. Apresentações em 07/06, 08/06 e 09/06 no Teatro Cultura Inglesa.

The Static - Teatro
Cena do espetáculo 'The Static' (Foto: Divulgação)

The Static

Na sua primeira vinda ao Brasil, os escoceses do ThickSkin apresenta um dos principais sucessos de seu repertório. O espetáculo multimídia aborda o universo adolescente e temas como desejo, culpa e o poder da mente. Apresentações em inglês com legendas  em 15/06, 16/06, 17/06 e 18/06 no Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e Teatro Escola Celia Helena.

Watch It!

O espetáculo, uma mescla de teatro, dança contemporânea e videoarte, apresenta um homem e seu caso de amor e ódio com seu aparelho de televisão, numa bem humorada e ácida crítica aos meios de comunicação. Apresentações em 21/06, 22/06 e 25/05, no Teatro Cultura Inglesa e Teatro Escola Célia Helena.

Fonte: VEJA SÃO PAULO