Consumo

Dispara preço da água nos supermercados de São Paulo

Aumento na demanda elevou o valor dos galões em até 3 reais, em comparação a outubro do ano passado. Veja onde encontrar o produto mais em conta

Por: Alessandra Freitas e Gabriela Boccaccio - Atualizado em

Água supermercado
Consumidor escolhe água em supermercado de São Paulo: preços em alta (Foto: João Wainer/Folhapress)

A seca mudou o cotidiano dos paulistanos. Além adotarem inciativas economizar o consumo de água, moradores da metrópole passaram a gastar alguns reais para comprar o precioso líquido. Redes de supermercados da capital tem registrado aumento contínuo da demanda por galões e garrafas de água. O St. Marché registrou alta substancial nas vendas dos galões de 5 litros. O aumento foi de 83% em janeiro deste ano, em comparação ao mesmo mês de 2014. No Extra e no Pão de Açúcar, o crescimento bateu os 30% em igual período.

+ Pesquisa Menor Preço: veja qual é o supermercado mais barato

A demanda aquecida provocou alta nos preços. Em outubro do ano passado, VEJA SÃO PAULO circulou por estabelecimentos do tipo na cidade e registrou que o galão de 5 litros da marca Qualitá, vendido no Extra, custava 5,49 reais. Hoje, o mesmo produto sai por 7,61 reais no mesmo supermercado.  

+ Governo prepara campanha sobre racionamento de água 

Na última quarta (13), VEJA SÃO PAULO percorreu grandes redes de supermercado para comparar os preços de galões e cartelas de água. Quem procura o galão mais em conta encontra bons preços no Extra: o produto de 10 litros da Minalba sai por 14,90 reais. O Walmart tem os melhores preços nas cartelas: o cliente desembolsa 11,48 reais por oito garrafas de 1,5 litros da Bonafont.

Confira abaixo os preços da água nos supermercados de São Paulo:

Tabela galão
Confira os preços dos galões de água da capital; Extra possui o melhor preço (Foto: Veja São Paulo)
Tabela água
Confira os preços de cartelas de água nos supermercados de São Paulo; Pão de Açúcar possui o melhor preço (Foto: Veja São Paulo)

Veja a lista dos supermercados visitados

Carrefour. Avenida Rebouças, 3970. Pinheiros

Sonda. Avenida Francisco Matarazzo, 892, Água Branca

Walmart. Rua James Holland, 668, Barra Funda

Extra. Rua João Cachoeira, 899, Itaim Bibi

Pão de Açúcar. Rua Joaquim Floriano, 24, Itaim Bibi

St Marche. Avenida São Gabriel, 600, Itaim Bibi

Fonte: VEJA SÃO PAULO