Copa do Mundo

Sunga de Neymar causa polêmica com a Fifa

Entidade notificou a empresa e pediu que retirasse as fotos do jogador vestindo a peça das redes sociais

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Quem poderia ver potencial de polêmica em uma sunga? Pois bem, quando a peça de roupa em questão é usada por ninguém menos que o craque Neymar, um dos grandes nomes da Copa do Mundo, tudo pode acontecer. E aconteceu.

 

Uma sunga com as cores do Brasil mostrada pelo jogador após as partidas da seleção contra Camarões e Chile rendeu até uma espécie de “punição” da Fifa contra a marca. A empresa carioca Blue Man foi obrigada a tirar das redes sociais os posts com as imagens de Neymar usando o modelo.

A organização alega que as imagens dos jogos, inclusive a do atacante, são de propriedade da entidade e não podem ser usadas em atividade promocional que relacione marcas ou produtos ao evento. Por não exibir o logo ou nome da empresa, a Fifa não pode proibir o jogador de usar a peça de roupa, mas pode impedir a Blue Man de associar a peça com sua marca em campanhas ou em ações de comunicação. Leia mais em Veja.com.

A aparição do jogador com a sunga após as partidas, já a caminho do vestiário, pode ser considerada uma ação de marketing de emboscada, em que uma campanha publicitária não é destacada como tal. A marca, no entando, nega que tenha qualquer tipo de acordo com Neymar.

 

Segundo a Blue Man, a sunga com a bandeira do Brasil em tie die foi entregue de presente a todos os jogadores da seleção e a aparição de Neymar com a peça de roupa foi inesperada. 

Desde que o jogador usou a tal sunga, a procura pelo artigo nas lojas da marca aumentou, mas não refletiu nas vendas. Nas três lojas que a Blue Man mantém em São Paulo, nos Jardins, Shopping Iguatemi e Morumbi Shopping, ainda há peças disponíveis a 191 reais cada.

Fonte: VEJA SÃO PAULO