Fitness

Em academia, nova modalidade faz alunos levantarem troncos e pneus

Batizada de Strongfit, técnica combina atletismo de força e musculação tradicional

Por: Felipe Neves - Atualizado em

Strongfit
Aluno com cangalha: até 400 quilos (Foto: Mario Rodrigues)

Na sala de musculação, nada de aparelhos clássicos como supino, leg press, esteira e bicicleta ergométrica. Em vez disso, os alunos suam ao levantar pneus de caminhão, erguer troncos de madeira sobre a cabeça e caminhar com cangalhas, estruturas de metal lotadas de pesos. Todos os movimentos são inspirados em provas doWorld’s Strongest Man (O Homem Mais Forte do Mundo), bizarro torneio no qual os competidores disputam o título transportando esferas de pedra, carregando carrocerias de automóvel e arrastando caminhões.

+ Serviço oferece aulas avulsas em academias de São Paulo

O esporte foi levado a academias nos Estados Unidos e acaba de chegar à capital com a promessa não só de aumentar a massa muscular mas também de aprimorar a postura e a coordenação motora dos praticantes. O primeiro estabelecimento paulistano de strongfit, como o negócio ficou conhecido, foi aberto em Moema há três meses e batizado com o mesmo nome da modalidade.

Entre os alunos há desde iniciantes até profissionais como jogadores de rúgbi. Eles pagam 400 reais por mês para frequentar as aulas (há uma promoção no pacote semestral, com mensalidade de 280 reais). “A maioria dos que nos procuram já faz musculação tradicional e está em busca de mais desafio”, explica o professor de educação física Ricardo Mitsuo, que criou a academia com o sócio Luciano Dias, um dos expoentes do strongman no Brasil.

+ Cansei de ser gorda: Testei três pulseiras fitness

Um dos adeptos é o publicitário Felippe Guerra. Ele vai disputar a Maratona de Nova York, em novembro, e quer aumentar a resistência muscular no abdômen, nas costas e nos glúteos. “A atividade ajudou a diminuir a dor que sinto durante as corridas”, afirma. Quem chega sem experiência aprende as técnicas gradualmente até conseguir levantar o maior pneu do local, com 280 quilos.

A cautela é recomendação clínica. “Esse tipo de exercício precisa respeitar o limite do praticante para reduzir o risco de lesões”, alerta o professor de medicina do esporte da Unifesp, Paulo Zogaib. 

Pesos pesados

Alguns dos equipamentos utilizados durante as aulas

› Pneus de caminhão ou trator: até 280 quilos

› Cangalha (peça para levar no ombro): até 400 quilos

› Tronco: até 200 quilos

› Farmer’s Walk (simula o movimento de carregar sacolas): até 400 quilos

› Fitas de tração (similares ao cabo de guerra, sem força contrária): até 150 quilos

 

StrongfitSP

Alameda dos Maracatins, 648, Moema, ☎ 4323-1999. R$ 280,00 a R$ 400,00. www.strongfitsp.com.br.

Fonte: VEJA SÃO PAULO