Esporte

Pratique e aprenda stand up paddle sem sair da capital

Há cerca de oito anos, clube ministra aulas da modalidade na raia olímpica da USP

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

stand up paddle raia olímpica usp
Praticantes de stand up paddle na raia olímpica da USP (Foto: Divulgação)

Praticar stand up paddle sem sair da cidade é possível na raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP), na Cidade Universitária, Zona Oeste. Desde 2008, o Clube de Canoagem Matero atua dentro do campus, com foco na modalidade e na canoagem havaiana, que pode ser realiza sozinha ou em grupo. “Damos a oportunidade de fazer um esporte aquático dentro da cidade, em um local de fácil acesso”, afirma Alessandro Matero, criador do projeto.

+ Conheça lugares para praticar esportes não olímpicos na capital

O stand up paddle, que se tornou popular no litoral nos últimos anos, é responsável por trabalhar principalmente o equilíbrio e o físico como um todo. Nele, o praticante precisa se manter em pé em cima de uma prancha e remar.

Canoagem na raia da USP
A canoagem havaiana é praticada em equipe e exige concentração (Foto: Divulgação)

Segundo Matero, qualquer pessoa pode praticar tanto o stand up paddle quanto a canoagem, “Aceitamos alunos acima de 16 anos, que saibam nadar e apresentem boas condições de saúde, comprovadas por um atestado médico”, explica. O clube conta hoje com 150 alunos, entre eles um senhor de 76 anos.

+ Dez motivos para conhecer esse novo parque de esportes radicais

Para participar, os interessados devem desembolsar 295 reais mensais (no caso do plano trimestral), valor que dá direito a duas aulas por semana e aluguel do equipamento. Elas ocorrem de segunda a sexta-feira, em dois horários, das 11 horas ao meio-dia e das 12h30 às 13h30. 

Além da raia olímpica, há opções de classes de stand up nas represas Guarapiranga e Billings.

Fonte: VEJA SÃO PAULO