Diversão

Kartódromo abre nesta semana com a maior pista da cidade

Com cara de parque de diversões, Speedland ainda terá fliperama, bar e espaço para crianças

Por: Felipe Neves

Speedland
Pista do kartódromo será cercada de fios de LED (Foto: Fernando Moraes)

Sede de uma etapa do Mundial de Fórmula 1 desde 1990 e berço de pilotos como Emerson Fittipaldi eAyrton Senna, São Paulo é considerada uma das capitais mundiais do automobilismo. Para os corredores de fim de semana, a emoção da velocidade pode ser simulada em um dos oito kartódromos disponíveis na região metropolitana. São três de nível profissional, que também recebem competições — Interlagos, Aldeia da Serra e Granja Viana —, e uma variedade de amadores, mais voltados às famílias. Esse circuito ganha agora a maior pista jáconstruída por aqui. 

Instalado em uma área de 26 000 metros quadrados no Tatuapé, o Speedland terá 1,2 quilômetro, desbancando o percurso de Interlagos, até então o campeão nesse quesito, com 1,1 quilômetro. O empreendimento na Zona Leste inclui uma reta de 300 metros e um túnel de 80 metros. É possível adaptar o espaço, criando uma pista coberta de 590 metros e uma ao ar livre de 610 metros. Além do tamanho, ele traz recursos como uma faixa de LED azul por toda a sua extensão e 48 câmeras que transmitirão as corridas por TVs espalhadas pelo local.

+ Pesquisador organiza passeios a pé pela metrópole

Será permitido realizar baterias com até 35 carros — nos demais espaços do tipo, o máximo é 32. Os clientes escolherão entre oitenta karts disponíveis, com motores de 6,5 HP e 13 HP. Os mais potentes chegam a atingir 70 quilômetros por hora. O complexo contará ainda com um centro de lazer equipado com simuladores de corrida e um autorama de 47 metros, com traçado projetado exclusivamente para o empreendimento e considerado um dos maiores do Brasil.

Ficarão expostos no endereço um carro de Fórmula 1 da Red Bull, usado por David Coulthard na temporada de 2008, e macacões de pilotos como Luciano Burti e Felipe Massa. O investimento total foi de 25 milhões de reais. Entre os sócios estão os donos da rede de concessionárias Itororó e o piloto Tuka Rocha, da Stock Car. “A previsão é receber 40 000 pessoas por mês”, diz o gestor de operações, Paulo Abreu.

Autorama Speedland
Speedland terá um dos maiores autoramas do país (Foto: Fernando Moraes)

Autorama (foto)

› Com 47 metros, tem traçado criado exclusivamente para o empreendimento

Carro de Fórmula 1

› Usado em 2008 por David Coulthard, o bólido ficará exposto em caixa de vidro

Espaço Mulher

› Terá capacidade para até vinte pessoas e oferecerá manicure e cabeleireiro

Pista de skate

› Exclusivo para competições, o bowl conta com 220 metros quadrados

Simuladores

› Serão quinze equipamentos, dois deles com movimento de banco e volante

Fonte: VEJA SÃO PAULO