Exposições

SP Arte: edição 2012 terá isenção de ICMS

Evento acontece de 10 a 13 de maio e ocupa pela primeira vez três pavimentos do Pavilhão da Bienal

Por: Adriano Conter - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Pela primeira vez, a SP Arte, que acontece entre os dias 10 e 13 de maio, isentará todas as aquisições realizadas durante a feira do recolhimento de ICMS. O tributo estadual corresponde a 18% do valor de comercialização de qualquer obra de arte. A medida, que resultará em descontos aos visitantes do evento, foi possível a partir de um acordo assinado entre os organizadores e a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

O evento, também pela primeira vez, ocupará três pavimentos do Pavilhão da Bienal, um a mais do que em 2011 e dois a mais do que em 2010. Em seu oitavo ano, a  feira aumenta ainda o número de galerias participantes para 110 — eram 89 em 2011 e 41 em 2005, na estreia.

+ Veja imagens com algumas das obras que estarão em exposição na feira

+ SP Arte movimenta 26 milhões de reais e reúne obras de 1.400 artistas

+ SP Arte recebe seis novas galerias internacionais

Neste ano, a SP Arte terá outro atrativo: uma promoção por meio de parcerias inéditas com o MAM, o Masp, o MIS e a Pinacoteca. Já a partir de abril, quem comprar ingresso para qualquer um desses museus também receberá uma entrada para visitar a feira nos dias 10 e 11 de maio.

Da mesma forma, o visitante da SP Arte receberá gratuitamente uma cartela com ingressos para os quatro museus, válidos durante o período da feira. O transporte entre o evento e os museus será gratuito.

Entre as representantes estrangeiras, foram confirmadas as galerias espanholas Elvira Gonzalez, Elba Benitez, La Caja Negra e La Fábrica; Galeria Filomena Soares, de Portugal; Anita Beckers, Swedish Photography e Weingrül, da Alemanha; Yvon Lambert, da França; Leon Tovar Gallery, de Nova York; Casas Riegner e Fernando Pradilla, da Colombia; e Sprovieri e White Cube, de Londres. Entre as brasileiras, estão Fortes Vilaça, LOGO, Luciana Brito, Nara Roesler, Millan, Vermelho, A Gentil Carioca, Choque Cultural, DAN, Jean Boghici e Paulo Kuzcysnki.

Os ingressos para a feira custarão R$ 30.

Fonte: VEJA SÃO PAULO