Passeio

SP-Arte: conheça os destaques da programação paralela ao evento

Inauguração de exposições e eventos em galerias da cidade contribuem para o agitado calendário da semana, a partir deste domingo (3)

Por: Julia Flamingo - Atualizado em

Chegou a semana das artes mais badalada do ano: entre quinta (7) e domingo (10) a SP-Arte entra em sua 12ª edição e reúne 120 galerias no Pavilhão da Bienal, configurando uma das feiras mais importantes do setor no mundo. Em paralelo, diversas galerias e museus da cidade inauguram exposições e promovem eventos que tornam o calendário ainda mais agitado. Confira abaixo os destaques da semana:

Domingo (3)

Hector Zamora
Hector Zamora faz parte da coletiva que marca a inauguração do novo espaço da Galeria Luciana Brito, no Jardins (Foto: Luciana Brito Galeria)

A nova sede da Galeria Luciana Brito é inaugurada com evento entre 11h e 18h, numa residência modernista projetada por Rivo Levi. Dá início à programação uma coletiva do seu time de artistas, como Geraldo de Barros, Regina Silveira, Hector Zamora, Waldemar Cordeiro e Caio Reisewitz. No Pivô, a artista Erika Verzutti apresenta a mostra Cisne, Pepino, Dinossauro, entre 15h e 20h. 

Segunda (4)

Ester Grinspum
Ester Grinspum apresenta a mostra Fausto, na Galeria Raquel Arnaud (Foto: Divulgação)

Entre 18h e 22h, as galerias da Vila Madalena abrem suas portas para que o público faça um roteiro a pé para visitar suas ótimas exposições. Chamado de Gallery Night, o evento inclui a Galeria Raquel Arnaud, Galeria Millan, Galeria Fortes Vilaça, Galeria Eduardo Fernandes, Blau Projects, Bolsa de Arte e Choque Cultural, que também oferecem bebidinhas para contribuir ao clima de festa pelo bairro.

Ponto alto da noite é a galeria Raquel Arnaud, que inaugura as exposições Arranjos, de Elizabeth Jobim, e Fausto, de Ester Grinspum. No Anexo Millan, Henrique Oliveira apresenta sua últimas criações que misturam escultura, pintura e instalação. Logo ao lado, a sede da galeria Millan reúne obras do paraense Emanuel Nassar. A Fortes Vilaça, também na rua Fradique Coutinho, recebe a mostra Fuso, de Iran do Espírito Santo. 

Com um toque mais experimental, a Blau Projects apresenta trinta obras inéditas da carioca Maria Lynch. Intitulada Ficções Sensoriais, a mostra reúne pinturas, esculturas, vídeos e performances que lidam com questões sensoriais.

Terça (5)

Ricardo Rendón - Memória Possível
Instalação de Ricardo Rendón é apresentada na Galeria Zipper, no Jardins (Foto: Divulgação)

A segunda noite da Gallery Night acontece no Jardins, entre 18h e 22h, e conta com a participação de nada mais do que dezesseis espaços. São eles: Luisa StrinaBergamin & GomideCasa Triângulo, Baró, ArtEEdições, Casa Nova, DanEmma ThomasFrenteLumeMarcelo GuarnieriMarília RazukMendes Wood DMNara Roesler, Passado Composto Século XX, Rabieh, Superfície e Zipper.

Não deixe de passar pela exposição do alemão Joseph Beuys, na Galeria Bergamin & Gomide: ele é o pai da performance e um dos artistas mais influentes da segunda metade do século XX. Logo ao lado, a Galeria Luisa Strina inaugura, a partir das 19h, mostras do paulista Caetano de Almeida e do colombiano Mateo López, que exibe dez desenhos em papel e uma escultura, além de apresentar uma videoinstalação na antiga sede da galeria ( Rua Padre João Manuel, 974-A) fechada desde 2010. Na Zipper, Ricardo Rendón apresenta lindas instalações com pedras de mármore furadas que são equilibradas por fios singelos. 

Quinta (7)

Milton Guran
Fotografia de Milton Guran é um entre os 200 trabalhos reunidos na mostra Histórias da Infância, no Masp (Foto: Acervo MASP)

O Masp inaugura a exposição Histórias da Infância, que reúne obras de seu acervo e de outras instituições para abordar o tema da representação da infância na arte através dos séculos. São cerca de 200 trabalhos de arte brasileira à asiática, incluindo diversas escolas - como barroca, moderna, contemporânea e arte sacra -, bem como desenhos feitos por crianças em oficinas oferecidas pela instituição. 

Sexta (8)

Dora Longo Bahia
Imagem do filme de Dora Longo Bahia, que estreia a sala de cinema da galeria, dedicada exclusivamente à videoarte (Foto: Facebook/ Galeria Vermelho)

A partir das 20h, a Galeria Vermelho inaugura a primeira sala de cinema da cidade dedicada à videoarte. A Sala Antonio terá estreia com o longa-metragem O Caso Dora, da artista Dora Longo Bahia. 

Sábado (9)

James Lee Byars
James Lee Byars inaugura exposição na Mendes Wood DM, ao lado das individuais de Solange Pessoa e Haroon Gunn Sale (Foto: Michael Werner e Mendes Wood DM)

Entre 18h e 23h, a galeria Mendes Wood DM inaugura três individuais, do americano James Lee Byars, conhecido por instalações e performances, da mineira Solange Pessoa e do sul-africano Haroon Gunn Sale, que também tem seu trabalho exposto no Galpão Videobrasil.

Fonte: VEJA SÃO PAULO