Música

Shows internacionais se concentram no segundo semestre

O Planeta Terra Festival leva dezesseis atrações a galpões de uma antiga indústria de plástico no Morumbi

Por: Pedro Ivo Dubra - Atualizado em

Aos poucos, os paulistanos estão se acostumando ao congestionamento de shows internacionais no segundo semestre. Como os ingressos não são lá muito baratos, alguns acabam priorizando um espetáculo em detrimento de outro. Uma das possíveis explicações para o esvaziamento de algumas noites do Tim Festival, no mês passado, por exemplo, é a proximidade de outro evento pop. Trata-se do Planeta Terra Festival, que chega à sua segunda edição no sábado (8), com dezesseis atrações. Durante dez horas, onze nomes gringos e cinco brasileiros fazem apresentações simultâneas em três palcos montados na Villa dos Galpões, antiga fábrica de plástico localizada na Marginal Pinheiros, entre as pontes do Socorro e Transamérica. Em 2007, a festa funcionou bem, com a área vip atrás da platéia da pista principal (privilegiando os que pagaram e chegaram cedo, não os convidados do patrocinador), pouco atraso e bom fluxo de espectadores entre os espaços dos shows.

A programação repete o ecletismo do ano passado, quando se destacaram a graciosa inglesa Lily Allen, os tiozinhos do americano Devo e o descolado grupo paulistano radicado em Londres CSS (Cansei de Ser Sexy). Desta vez, há pedidas como a new wave do Kaiser Chiefs e o pós-punk do Bloc Party, ambos ingleses. Os saudosistas devem apreciar o Offspring e o Jesus and Mary Chain, surgidos em meados dos anos 80 nos Estados Unidos e na Escócia, respectivamente. Quem prefere os pick-ups encontra o DJ Felix da Housecat, vindo de Chicago. As opções nacionais são figurinhas fáceis da cena alternativa: o conjunto de folk rock Vanguart, a sensação adolescente Mallu Magalhães, o DJ de tecno Mau Mau e Curumin, sansei impregnado de referências da boa música negra. Supla e o irmão João Suplicy completam o time local.

Confira a programação completa

Main Stage

17h30 - Vanguart

19h - Mallu Magalhães

20h30 - Jesus and Mary Chain

22h - Offspring

23h45 - Bloc Party

1h30 - Kaiser Chiefs

Indie Stage

16h30 - Supla e João Suplicy

18h - Curumin

19h30 - Animal Collective

21h - Foals

22h30 - Spoons

0h - Breeders

DJ Stage

20h30 - Mau Mau

22h - Mylo

23h30 - Justin Robertson

1h - Felix da Housecat

Planeta Terra Festival. 18 anos. Villa dos Galpões (15 000 pessoas). Avenida das Nações Unidas, 20003, Morumbi, ( 2846-6000. Sábado (8), a partir das 16h30. R$ 130,00. Bilheteria: a partir das 13h (sáb.). Ticketmaster. Estac. (R$ 30,00). www.planetaterra.com.br. Os portões abrem às 15h.

Fonte: VEJA SÃO PAULO