Música

Os shows do Cultura Inglesa Festival

Gratuito, evento vai reunir Franz Ferdinand e os grupos The Horrors e We Have a Band no Parque da Independência, a partir das 11h do próximo dia 27

Por: Catarina Cicarelli - Atualizado em

Franz Ferdinand
Quarta vinda: Franz Ferdinand lidera programação de festival gratuito (Foto: Divulgação)

Em sua 16ª edição, o Cultura Inglesa Festival promoverá a partir do dia 25 mostras de cinema, peças de teatro, espetáculos de dança, exposições e até apresentações de DJs do Reino Unido em casas noturnas. Mas sua faceta mais popular é a dos shows. A principal atração deste ano é o grupo escocês Franz Ferdinand, que toca no dia 27 no Parque da Independência, ao lado de grupos como os ingleses The Horrors e We Have a Band. A entrada do público no festival será livre, mas estará sujeita à lotação de 20.000 pessoas. As atividades começam às 11h.

+ David Bowie e George Harrison são destaque da programação de cinema

+ Calendário: os festivais que vão agitar 2012

Essa é a quarta vinda do Franz Ferdinand ao Brasil — eles já fizeram shows por aqui em 2006, 2009 e 2010 — e a primeira gratuita. Sem lançar um álbum desde 2009, o quarteto liderado pelo vocalista e guitarrista Alex Kapranos mostrará faixas dos discos “Franz Ferdinand”, “You Could Have It So Much Better” e “Tonight: Franz Ferdinand”.

The Horrors e We Have a Band vêm pela primeira vez ao país. O primeiro, formado em 2005, tem influências do pós-punk e traz a turnê de seu álbum mais recente, “Skying”, lançado no ano passado. Já o trio We Have a Band, que pende mais para a música eletrônica, mostra as canções de seu segundo disco, “Ternion”. Os dois grupos tocam ainda no Rio de Janeiro no dia 1º de junho, em apresentação no Circo Voador.

Nomes nacionais também fazem parte da programação, mas, como o tema do festival é focado na cultura inglesa, eles ganham pitadas gringas. É o caso do Garotas Suecas, que vai tocar apenas músicas dos Rolling Stones; e da Banda Uó, que fará versões em português para sucessos do The Smiths. O evento também abrirá espaço para grupos novos, sendo eles Freech, King Crab, Broth3rhood e Sociopatas.

Fonte: VEJA SÃO PAULO