Mistérios da Cidade

Shopping Light oferece Walking Tour por prédios históricos

Lista mostra também outros cartões-postais da cidade que oferecem visitas guiadas

Por: Mauricio Xavier [Com reportagem de Raphael Martins e Ricardo Rossetto]

Mistérios - Shopping Light
Aos domingos de tour, é possível conhecer a área tombada do Shopping Light, fechada para o público no dia a dia (Foto: Divulgação)

Desde o fim de 2013, o projeto Walking Tours Shopping Light promove passeios gratuitos pelo centro da metrópole.

+ 460 programas para curtir em São Paulo antes de morrer

O público não é formado apenas por turistas. Muitos paulistanos interessados em conhecer melhor alguns dos cartões-postais da capital também costumam embarcar na jornada. No trajeto, feito a pé, é possível visitar locais como o Pátio do Colégio, a Praça do Patriarca e o Edifício Matarazzo. Os guias são fluentes em inglês e espanhol. O ponto de partida do tour é a loja Sampa In Stampa, dentro do shopping.

No site do centro comercial é possível consultar a agenda completa do serviço (veja outros prédios históricos com visitas guiadas).

TEATRO MUNICIPAL

Os integrantes do passeio podem visitar o hall de entrada, escadarias, sala de concertos e salão nobre do Municipal. O tour inclui uma visita à Praça das Artes para conhecer as salas do conservatório e de exposições. História e curiosidades dos edifícios pontuam o passeio.

Praça Ramos de Azevedo, s/nº ☎ 3397-0382, ① Anhangabaú. Visitas individuais: terça a sexta, 11h, 15h e 17h; sábado, 11h, 12h, 14h e 15h. Grupos: terça a quinta, 10h e 13h30; sexta, 10h; sábado, 13h. Grátis. Entrada por ordem de chegada. Grupos com mais de dez pessoas devem agendar pelo site www.theatromunicipal.sp.gov.br.

SALA SÃO PAULO

Os guias mostram a importância do prédio como patrimônio histórico da capital e recontam sua história, desde a época em que servia à estação de ferro Sorocabana até o processo de restauro e transformação do endereço na sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Praça Júlio Prestes, 16, Luz, ☎ 3367-9573, ① Luz. Segunda a sexta, 13h às 16h30; sábado, 13h30; domingo, 13h. R$ 5,00. Grátis aos sábados e domingos. É necessário agendar através do e-mail visita@osesp.art.br ou por telefone. Grupos de dez ou mais visitantes devem avisar com cinco dias de antecedência.

EDIFÍCIO MARTINELLI

Um dos pontos altos do tour é a visita ao terraço do prédio, que tem 1 200 metros quadrados de área e visão de 360 graus da cidade. O guia que acompanha o grupo aproveita a ocasião para contar a história do edifício e da família Martinelli, além de casos curiosos ocorridos nas redondezas.

Avenida São João, 35, centro, ☎ 3104-2477, ① São Bento. Segunda a sexta, 9h30 às 11h30 e 14h às 16h; sábado, 9h às 15h; domingos e feriados, 9h às 13h. Grátis. Grupos de dez ou mais visitantes devem agendar pelo e-mail condominio@prediomartinelli.com.br ou por telefone.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO