Passeios

9 curiosidades sobre o Shopping Leste Aricanduva

Maior centro de compras da América Latina, tem dezoito pontos de venda do McDonald's e quase 15 000 vagas de estacionamento (sempre cheias)

Por: Gabriel Bentley - Atualizado em

Shopping Aricanduva - Livraria Curitiba
Shopping Leste Aricanduva: espaço tem mais de 60 pontos de venda de comida e estacionamento gratuito (Foto: Divulgação)

Se você mora próximo da Linha 3-Vermelha do Metrô, com certeza já passou uma tarde de sábado no Shopping Leste Aricanduva. Seja comprando uma blusa para sair com os amigos, seja para comer alguma coisa e depois ir ao cinema. O que importa é curtir o espaço de 242 300 metros quadrados (medida que faz com que o shopping seja o maior centro de comprar do Brasil e da América Latina). O complexo tem ainda outros números superlativos: mais de 500 lojas e sessenta pontos de venda de comida. Abaixo, confira outras curiosidades. 

+ Dez coisas que você só encontra no Shopping Eldorado

Shopping Aricanduva - Boulevard Conselheiro Carrão
Boulevard Conselheiro Carrão: referência à rua na Zona Leste (Foto: Divulgação)

Zona Leste por todos os lados

No interior do centro de compras, corredores, praças de alimentação e outras áreas carregam os nomes de vias e logradouros da Zona Leste. Pela Alameda São Miguel chega-se à Praça Silvio Romero, onde estão as redes de fast-food, como Bob's e Burguer King.

Shopping Aricanduva - agência Itaú
Agência do banco Itaú no terceiro andar do shopping (Foto: Gabriel Bentley/VEJASP)

+ Dez motivos para visitar o Shopping Cidade São Paulo

Banco para todos

Um dos pontos fortes do Aricanduva é o seu número de agências bancárias: são oito unidades de diferentes bandeiras, entre elas Itaú, Bradesco, Caixa  Econômica, Banco do Brasil e Santander. Resultado: a maioria dos frequentadores se sente mais seguro pagando suas contas e retirando dinheiro por lá.

Shopping Aricanduva - CEMA
O CEMA, localizado entre a Americanas e o Playland (Foto: Gabriel Bentley/VEJASP)

Alguém falou em assistência médica?

Se você está com algum problema de garganta, olhos, ouvidos e nariz, vá ao shopping. O CEMA, localizado entre o Playland e a Lojas Americanas – atrás da praça de alimentação (Praça do Carmo) – pode te ajudar. Apenas casos mais graves são encaminhados para a unidade da Mooca (Rua Paschoal Moreira, 450). Ah, lá dentro do centro comercial também é possível encontrar uma unidade de medicina diagnóstica da rede Lavosier.

Shopping Aricanduva - Livraria Curitiba
Unidade das Livrarias Curitiba: para matar o tempo à espera da sessão de cinema (Foto: Gabriel Bentley/VEJASP)

Pit stop na livraria 

A unidade das Livrarias Curitiba é o lugar perfeito para fazer “hora” para esperar o início da sessão do cinema. E você também encontra um espaço dedicado à queima de estoque logo na entrada da loja. Há livros por 9,90 reais e jogos para PS3 e Xbox One por 49,90 reais.

Shopping Aricanduva - Cinemark
Rede Cinemark mantém uma das maiores salas de São Paulo, com 546 lugares (Foto: Gabriel Bentley/VEJASP)

Falando em cinema...

A rede Cinemark conta com treze salas. E mantém ali uma das maiores de São Paulo, que comporta 546 pessoas. Agora se você está sofrendo com a crise e precisa cortar o custo da pipoca, não tem estresse. Dê uma passada na Le Biscuit (Alameda Radial) e compre uma barra de chocolate por 3,99 reais para acompanhar o filme.

+ Nove coisas curiosas no Shopping Metrô Tatuapé

Shopping Aricanduva
Shopping Aricanduva: espaço com cerca de 15 000 vagas de estacionamento (Foto: Divulgação )

Se for de carro...

Você pode se assustar um pouco com o total de vagas do estacionamento: são 14 700 em todo o complexo. Mas parar o carro por ali é uma missão difícil, sobretudo nos finais de semana, quando circulam perto de 45 000 veículos por dia. Segundo estimativas do shopping, são cerca de 4 milhões de carros estacionados durante o mês. Mas por que tudo isso? O centro de compras é o único na grande São Paulo que não cobra estacionamento.

Shopping Aricanduva - átrio
Átrio do centro de compras, que tem mais de 500 lojas (Foto: Divulgação)

...agora, se for de ônibus

Conte com 25 linhas de ônibus que deixam você próximo ou na porta do Shopping Aricanduva. É isso mesmo, VINTE E CINCO. Isso porque, dentro do complexo há um terminal para aqueles que desejam chegar ao centro comercial.

Shopping Aricanduva - Árvore de Natal
Árvore de Natal do Aricanduva: 32 metros de altura (Foto: Divulgação)

No fim do ano...

Se você ou sua tia adora ver as decorações de Natal da cidade – e tirar foto ao lado das decorações -, precisa incluir o Aricanduva na lista de lugares para ir. Neste ano, só na árvore, foram usadas 3 milhões de lâmpadas de LED em uma armação que equivale a um prédio de 12 andares, coisa de 32 metros.

Shopping Aricanduva - MCDonalds
Cafeteria do McDonald's, um dos dezoito pontos de venda da rede no Shopping Aricanduva (Foto: Gabriel Bentley/VEJASP)

Lojas para economizar na Zona Leste

18 pontos do Mc Donald’s

Com certeza você já andou pelos corredores e pensou que estava andando em círculos porque não parava de ver as letras amarelas do McDonald’s. Nós descobrimos o motivo da confusão: o complexo abriga dezoito pontos de venda da marca. São quatro lanchonetes, três cafeterias e onze sorveterias.

Shopping Aricanduva - Pequim 2000
Pequim 2000: comida "ogra" na praça de alimentação (Foto: Gabriel Bentley/VEJASP)

Bônus 1:

Se você está no dia trash da dieta, pode passar no Pequim 2000. O ponto oferece o batizado Chapa Completa: contrafilé, peito de frango, calabresa, camarão e batata frita. Tudo isso por impressionantes 39 reais. Para quem prefere uma refeição menos aventureira, há também o yakissoba (21,90 reais) e o sashimi (seis fatias, 16,90 reais).

Bônus 2:

O Shopping Leste Aricanduva pertence ao Centro Comercial Aricanduva, que além do shopping conta também com três hipermercados (Walmart, Extra e Makro), Auto Shopping, agência do Detran, duas lojas de bricolagem (Dicico e C&C), a faculdade UniSantana, heliponto e o Shopping Interlar (móveis e decoração). São mais de 500 estabelecimentos comerciais.

Fonte: VEJA SÃO PAULO