Passeio

Dezoito fatos sobre o Shopping Ibirapuera que você talvez não soubesse

O centro de compras completa 40 anos em agosto. Listamos curiosidades sobre um dos mais antigos centros de compras da capital

Por: Andreza Monteiro - Atualizado em

40 anos Shopping Ibirapuera_
Monumento comemorativo aos 40 anos foi fixado em frente ao shopping, medindo cerca de 2,5 metros de altura (Foto: Divulgação)

Um dos shoppings mais antigos da cidade, o Ibirapuera completa 40 anos em agosto e já iniciou as comemorações. Localizado na Avenida Ibirapuera, o centro de compras tornou-se o queridinho da região, sendo importante aliado na ascensão do bairro de Moema, que há décadas tem um dos metros quadrados mais valorizados da capital paulista.

+ O melhor de três: o teste do pão de queijo

Para entrar na onda dos festejos pelo aniversário do local, listamos dezoito curiosidades sobre o negócio. Confira:

1 - O Shopping Ibirapuera foi o segundo a ser construído na cidade. Inaugurou em 1976, quando a capital tinha apenas o Shopping Iguatemi.

construção shopping Ibirapuera 1975
Construído durante a década de 70, o centro de compras teve obra que durou quase dois anos (Foto: Divulgação)

2 - A obra durou um ano e nove meses e 3 000 operários trabalharam na construção. Na época, o investimento custou cerca de 20 milhões de cruzeiros.

+ 9 curiosidades sobre o Shopping Leste Aricanduva

3 - Ele já foi o maior shopping do país, entre 1995 e 1997. Por isso, entrou para o Guinness Book. Com 163 000 metros quadrados, ainda aparece na lista dos maiores da capital.

4 - No terreno onde foi construído o centro de compras, existia antes uma tecelagem chamada Indiana.

Festa em 1993 no Shopping Ibirapuera
O shopping fez história com as grandes festas de aniversário, como nessa foto de 1993 (Foto: Reprodução)

5 - O Ibirapuera ajudou a criar a tradição dos grandes eventos organizados pelos centros comerciais. Na foto acima, de 1993, cerca de 7 000 pessoas se aglomeraram no estacionamento para o sorteio de trinta carros.

6 - No jardim em frente ao shopping, localizado na Avenida Ibirapuera, há uma árvore pau-brasil plantada em 1985 pelo paisagista Burle Marx.

+ 31 presentes por até 100 reais para o Dia das Mães nas fast-fashions

7 - Quando iniciou as atividades, tinha 278 lojas em operação. Hoje, são 426.

Loja Casa do Herói Ibirapuera
Casa do Herói possui centans de opções de miniaturas para colecionar (Foto: Andreza Monteiro)

8 - Única loja física do e-commerce, a Casa do Herói vende centenas de miniaturas e réplicas diversas, com foco nos colecionadores.

9 - Para comemorar o segundo aniversário do centro, a confeitaria Brunella preparou um bolo de 4 toneladas, consumido por 100 000 pessoas. A guloseima durou apenas dois minutos.

Shopping Ibirapuera imagem aérea
Shopping é um dos maiores em área construída da cidade: mais de 163 000 metros quadrados (Foto: Divulgação)

+ Teto desaba em shopping da capital

10 - O fluxo mensal no shopping é de cerca de 2 milhões de pessoas, segundo dados divulgados pela administração.

11 - Nos corredores e área externa, dá para admirar esculturas de artistas como Roberto Vivas, Caciporé, Francisco Stockinger, Carlos Tenius e Doely Moreno, todas instaladas desde o início das atividades.

C&A Ibirapuera
Primeira unidade da América Latina, C&A ocupa dois pisos (Foto: Andreza Monteiro)

12 - A primeira loja C&A da América Latina foi inaugurada ali, em 1976.

13 - No início, não havia praça de alimentação, pois o conceito não era comum. As praças começaram a ser implantadas somente a partir de 1990.

+ Natura inaugura sua primeira loja física no MorumbiShopping

14 - O shopping é gerido pelos próprios lojistas, não existe administradora. Por isso, marcas não tão conhecidas, raras em outros centros de compra, marcam presença por lá.

Loja Endossa Ibirapuera
Loja Endossa oferece produtos diversos como roupas, óculos e bijuterias, todos de marcas pequenas que alugam os espaços (Foto: Divulgação)

15 - Atualmente, o Ibirapuera conta com a primeira loja Endossa instalada em um shopping. O negócio adota o sistema colaborativo, em que cada espaço é alugado para marcas e confecções menores venderem suas produções.

16 - O projeto Ibirapuera Recicla, iniciado em 2007, já doou mais de 154 000 reais para instituições e projetos focados em populações carentes. Isso tudo apenas com a venda de latas de alumínio (cerca de 70 toneladas) recolhidas nas praças de alimentação.

Fotótica Ibirapuera
Loja da Fototica está no shopping desde a inauguração, há quase quarenta anos (Foto: Andreza Monteiro)

+ Teatro Morumbi Shopping inaugura em 20 de maio

17 - Confira algumas lojas que estão no Ibirapuera desde a inauguração: A Miniatura, Andorra, Arigatô, Bayard, Bleblarru, C&A, Fascar, Fototica, Guiné, H. Stern, Jacques Janine, Jogê, Kopenhagen, Lojas Americanas, Mários Cabeleireiros, Ofner, Pietro Spinelli, Tabacaria Lee, Uchikawa, Via Veneto e Viena.

18 - Apesar de ser um grande shopping, não tem salas de cinema.

Fonte: VEJA SÃO PAULO