Passeios

Dez coisas que você só encontra no Shopping Eldorado

Da horta no teto a fósseis em pisos de mármore no segundo andar: o que o tradicional centro de compras tem de especial

Por: Mariana Rosário - Atualizado em

Shopping Eldorado
Eldorado: para matar a fome nos dias de semana ou curtir o domingão (Foto: Reprodução Facebook)

Quem nunca se confundiu com os pisos do Eldorado e ficou procurando uma loja no andar errado? Ou fez um mapa mental para se lembrar onde estaria o banheiro mais próximo? Ainda mais comum é se enganar com os átrios e ficar se perguntando "cadê a farmácia que estava aqui?". Inaugurado na década de 80, o Shopping Eldorado abriga diversas peculiaridades que, às vezes, nem o frequentador mais assíduo se dá conta. Selecionamos abaixo dez coisas que só existem no Eldorado (e parte delas você provavelmente não sabia): 

1. No parque KidZania dá vontade de voltar a ser criança só para passar um tempo se divertindo na cidade em miniatura, que tem até simulação de incêndio.

KidZania
Kidzania: uma das setenta atrações disponíveis no parque infantil (Foto: Fernando Moraes)

2. Diretamente do bairro do Limoeiro, onde vivem os inesquecíveis Mônica, Cascão, Cebolinha e Magali, a loja Passatempo oferece produtos da Turma da Mônica, dos Minions e até do Olaf, personagem do filme Frozen.

Loja Passatempo
Para os fãs da turminha: não faltam brinquedos e itens para o dia a dia (Foto: Meriane Morselli)

3. A novela Guerra dos Sexos foi gravada em 1983, em São Paulo, e contava a história dos primos Charlô (Fernanda Montenegro) e Otávio (Paulo Autran) brigando pelo controle da megaloja Charlô's. As cenas que mostravam o grande empreendimento foram rodadas no shopping, recém-inaugurado na época. Confira aqui o vídeo em que Bimbo (como Autran era carinhosamente chamado pela rival) chega ao local.

Exclusivo: Parque da Mônica vai abrir para o público no próximo domingo, 5 de julho

4. Essa lojinha dá vontadinha de falar tudinho no diminutivo. A Casinha Pequenina oferece apenas peças em miniatura. São cadeiras, mesas e comidinhas (de mentirinha, claro).

Casinha Pequenina
Casinha pequenina: tudo para uma mini-casa (Foto: Reprodução Facebook)

5. Um dos mais antigos registros de fósseis no Brasil encontra-se nos pisos de mármore do segundo andar. São evidências de atividades de organismos que viveram há mais de dois bilhões de anos.

6. A academia de ginástica BodyTech, que fica no subsolo do shopping, é a maior da América Latina. São 9 300 metros de estrutura, incluindo quadra, área de musculação e duas piscinas olímpicas. Haja fôlego para esse treino!

bodytech
Bodytech: unidade funciona até 23h na semana e abre aos domingos (Foto: Divulgação)

7. Como não reparar nos desenhos diagonais de vidro que se formam no teto? Eles ficam ainda mais bonitos com a clássica decoração de natal, que aparece por lá todos os anos.

Eldorado - Cake Boss
O inconfundível átrio do shopping lotado por conta da visita do Cake Boss (Foto: Reprodução/Instagram)

31 coisas que todo paulistano que está de dieta pensou nos últimos meses

8. Para os apaixonados pelo palco, a escola Macunaíma oferece cursos de teatro no terceiro piso, ao lado da praça de alimentação.

9. Se aquele colar que você tem um apreço especial arrebentou, não se desespere. No primeiro subsolo o Pronto Socorro de Bijuterias Gabriela faz o conserto na hora. Ufa!

Pronto Socorro
Pronto-socorro de bijuterias: há quase 30 anos no shopping (Foto: Divulgação)

+ 16 guloseimas que não deveriam ter saído de circulação

10. No telhado do prédio,  em uma área de 3 000 metros, há uma horta adubada pelos resíduos orgânicos produzidos na praça de alimentação do próprio shopping. Os legumes e verduras são 100% orgânicos, não têm agrotóxicos e são distribuídos aos funcionários do Eldorado. Na próxima colheita terá alface, manjericão, pimentão, beterraba, rúcula e agrião.

Telhado verde 2015
Muito mais do que um telhado verde: uma horta lá em cima (Foto: Divulgação/ Cristina Fernandes)

Fonte: VEJA SÃO PAULO