Boas compras

Seu próximo smartphone

O que levar em conta, de acordo com seu perfil, na hora de comprar um celular novo

Por: Visa - Atualizado em

Mulher segura celular sentada em um sofá branco
Bateria: preste atenção na duração prometida (Foto: Istockphoto)

É cada vez mais difícil substituir o smartphone por um modelo mais recente, sem perder horas pesquisando aparelhos e tecnologias. A indústria tem sido veloz no lançamento de novidades. Nem todas, porém, são realmente decisivas no momento da compra. Confira um check list básico para levar à loja – e sair feliz com o celular certo no bolso.

  1. Comece pelo processador. Quanto mais núcleos, maior a capacidade de realizar tarefas simultâneas sem perder velocidade - e mais salgado o preço. O investimento só faz sentido para quem tem o perfil geek. Para as tarefas do dia a dia, como navegar na internet, assistir a vídeos e usar apps leves, os modelos dual core, com dois núcleos, costumam ser suficientes.
  2. As versões com telona entre 5.1 e 6 polegadas são uma forte tendência. Mas pese prós e contras. Elas fazem diferença para quem é louco por vídeos e games e usa o smartphone como TV. Em compensação, podem ser um transtorno para quem se locomove de bike, pratica esporte ou simplesmente precisa de um celular leve que caiba em qualquer bolso.
  3. autonomia da bateria é, hoje, o ponto fraco da indústria dos smartphones. Quem tem o hábito de bater papo o tempo todo, usando muitos apps, já sentiu o problema na pele. Se você passa boa parte do dia em trânsito, sem chance de estacionar ao lado de uma tomada, vale a pena gastar um pouco mais para adquirir modelos que venham com bateria capaz de enfrentar oito ou nove horas de funcionamento ininterrupto.
  4. A resolução das câmeras traseira e frontal, a existência de flash e os recursos de gravação são itens que também pesam um bocado no preço. Dependendo da configuração, o celular chega perto de uma câmera semiprofissional. Quem não aproveita tantos recursos e fica só nos cliques básicos não precisa gastar tanto.
  5. Para o time que não abre mão do sistema Android, o Google criou um site que é uma mão na roda: Which phone. Fácil de navegar, ele pede que o usuário informe o tipo e a intensidade do uso do smartphone. Em poucos passos, saem as sugestões de aparelhos. Por enquanto, disponível somente em inglês.

Pensando em trocar seu celular? Pagando com seu cartão Visa Platinum você tem mais benefícios na compra. Saiba quais neste link.

Fonte: VEJA SÃO PAULO