Crianças

Sete programas para fugir dos manjados personagens infantis

Bons espetáculos capazes de agradar às crianças que passam longe de Peppa, Galinha Pintadinha e afins

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

O Príncipe da Dinamarca
A banda de caveiras de O Príncipe da Dinamarca: adaptação de Shakespeare (Foto: João Caldas)

É quase um impasse: as crianças adoram Galinha Pintadinha, Peppa e afins, mas a maioria dos adultos detesta. Há vários programas em cartaz na cidade capazes de agradar à garotada que passam longe dos personagens manjadíssimos da televisão e, melhor, livram os acompanhantes adultos de espetáculos torturantes. Confira:

+ Cozinha do Mickey: bonitinha e nada mais

1) O Príncipe da Dinamarca: o trunfo da ótima peça é justamente não omitir nada de Hamlet, cujo texto original foi escrito por Shakespeare entre 1599 e 1601, mas fazer isso de forma leve e divertida. Trata-se da terceira, e melhor, investida do autor, ator e diretor Angelo Brandini, dos Doutores da Alegria, no universo do dramaturgo inglês depois de Rei Lear (transformada em O Bobo do Rei) e Otelo (Othelito). 

2) Beatles para Crianças: além da boa música (os arranjos das canções do quarteto de Liverpool são levados a sério e saem próximos do original), o programa é para se divertir até cansar. A garotada dança, canta e pula sem parar. No repertório surgem as clássicas Hey Jude, Let It Be, Help, Black Bird All You Need Is Love.

Beatles para Crianças
Beatles para Crianças: enquanto eles tocam, o público se esbalda pelo espaço do teatro (Foto: Divulgação)

3) Mas Por Quê?!! – A História de Elvis: canções conhecidas na voz de Elvis Presley, caso de Love Me Tender e Can’t Help Falling in Love, embalam a história sobre uma menina inconformada com a morte de seu canário e que alivia sua dor com a ajuda de novos amigos.

4) O Menino Teresa: monólogo parece não combinar muito com teatro infantil, mas o formato é muito bem-sucedido nesta peça escrita e dirigida por Marcelo Romagnoli. Aqui está a história de uma curiosa menina determinada a saber como vivem os garotos.

+ As novidades da KidZania para as férias

5) O Corcunda Quaquá: mais uma peça baseada em um clássico e que aborda as diferenças. No foco está Quaquá, um rapaz surdo que vive recluso em uma catedral. Ao começar a conviver com os outros moradores da cidade, tem de se desvencilhar do controle de seu padrasto, o cômico vilão Rollo.

6) Os Recicláveis: em tom de comédia romântica, o espetáculo é voltado à garotada mais crescida. A narrativa mostra as aventuras de Pepeu, apelidado pelos seus colegas de “garoto verde” por fazer um blog e vídeos para o YouTube falando sobre a importância de ter uma vida mais sustentável.

Os Recicláveis
O elenco de Os Recicláveis: trilha sonora pop contribui para o clima descontraído (Foto: Lenise Pinheiros)

7) Círculo das Baleias: a companhia Pia Fraus é expert em manipulação de bonecos e mais uma vez acerta a mão nesta montagem. Jujuba, uma pequena baleia jubarte, vê a mãe morrer nas redes de pescadores japoneses e tenta se safar dos vilões com uma força de carismáticos amigos.

Fonte: VEJA SÃO PAULO