Turismo

Sete dicas para curtir o litoral

Do Guarujá a Ubatuba, a costa paulista oferece atrações para todos os gostos

Por: Débora Menezes - Atualizado em

Às vésperas dos próximos feriados e do fim do ano, esta é a hora em que os paulistanos agendam um de seus programas favoritos: pegar a estrada rumo ao litoral. Do Guarujá a Ubatuba, a costa paulista oferece ótimas opções de hospedagem a todos os públicos. A principal novidade da temporada é o resort Sofitel Jequitimar, na Praia de Pernambuco, no Guarujá, com inauguração prevista para dezembro. Associado a uma grande cadeia de hotéis, o empresário Silvio Santos investiu 150 milhões de reais para abrir 302 apartamentos. Mas não é só. Em Ilhabela, por exemplo, tem cheiro de tinta fresca o Solar do Singuitta, que proporciona mimos como hidromassagem e ofurô com vista para o mar. Confira a seguir essas e outras cinco boas dicas para curtir um pouco de sossego perto das areias e do sol.

DPNY Beach

Ilhabela

Decoração com cara de butique, equipamentos modernos e muita música são o charme do DPNY, inaugurado no fim do ano passado. Os apartamentos têm paredes vermelhas, cama king-size e dossel (uma capa de tecido suspensa no teto). A área social mistura vários estilos, com detalhes orientais na pintura, pranchas de surfe decorando o bar e muitas peças de artesanato brasileiro (a maioria à venda) no restaurante. Um DJ residente cuida do som, que ecoa o tempo todo, do bar ao trecho da praia em frente. No réveillon, a festa na danceteria interna será comandada pelo DJ Felipe Venancio. Cansou de tanto agito? Relaxe com alguma das atividades que o hotel oferece na praia – esqui, vela e mergulho livre.

Solar do Singuitta

lhabela

Ofurô ao ar livre, banheira de hidromassagem ou jacuzzi dentro do quarto. Os hóspedes do Solar do Singuitta (cujo nome significa milagre, em um dialeto africano) têm à disposição uma série de mimos. No alto de um morro, a pousada fica a 3 quilômetros da praia mais próxima. Longe do burburinho, perto do verde. A vista para o mar impressiona. Especialmente do salão principal, rodeado por um grande deque, de onde ainda se vê uma enorme piscina com bar molhado. O terreno é repleto de cantinhos para namorar ou ficar à vontade – como a área exclusiva para as mulheres praticarem topless. Valdo Araújo, ex-chef do Il Viteloni, de São Paulo, comanda o restaurante. Ele cria menus diferentes a cada semana, com pratos como salmão com creme de agrião e arroz selvagem com frutas. O hóspede não precisa se preocupar com as calorias, pois vai queimar muitas delas caminhando pelo terreno íngreme. Se bater o cansaço, é só pedir carona no carrinho elétrico que percorre o lugar.

A Casa do Sol e da Lua

Ubatuba

Para chegar à pousada é preciso sair da Rio–Santos e entrar numa estradinha cheia de curvas e buracos. O desconforto é esquecido quando o turista aporta numa praia quase deserta e de águas calmas. Com apenas sete apartamentos, a pousada tem decoração despojada, mas é bem aconchegante. Dá até um pouco de preguiça de ir à praia quando se pode sentar à sombra de uma frondosa árvore e provar a caipirinha de maracujá e as porções de mariscos, camarões e bolinhos de arroz servidas pelos proprietários. A casa principal conta com sala de estar com música ambiente, uma biblioteca e redes na varanda.

Canto de Itamambuca

Ubatuba

Nos fins de semana, a Praia de Itamambuca atrai surfistas, casais jovens e turmas de amigos. A proposta dessa pousada rústica é atender tal público, com apartamentos amplos (alguns triplos e quádruplos) e jeitão de sítio – o local, repleto de verde, tem dois quiosques e uma piscina cercados de plantas. Ir à praia é uma pequena aventura. Depois de caminhar sete minutos, chega-se ao Rio Itamambuca, onde há um barco para fazer a travessia até a areia. Não curte incursões pela mata? Também dá para ir de carro.

Ubá Pousada

Ubatuba

É para quem não procura luxo, mas faz questão de estar perto das principais atrações de Ubatuba. Localizada no centro, a pousada tem apartamentos com banheiros grandes e aquecimento central nos chuveiros. O café-da-manhã traz uma boa variedade de bolos fresquinhos e frutas. Embora a piscina tenha um solário pequeno e seja necessário pegar o carro para ir à praia (as do centro são impróprias para banho), adolescentes vão curtir o fato de ela estar a apenas uma quadra da avenida principal de Itaguá, repleta de lojinhas, bares e restaurantes. Se chover, o programa está garantido.

Pousada Villa Camboa

São Sebastião

Camburi tem algumas vitrines de marcas famosas, barzinhos e restaurantes, mas a maioria das ruas ainda é de terra, e da praia nem se percebe a muvuca. Com apartamentos amplos, a Pousada Villa Camboa é um lugar adequado para famílias. Em quatro acomodações há chuveiros duplos, que podem ser usados quando todo mundo decide tomar banho ao mesmo tempo. Há possibilidade de casais trocarem os dois chuveiros por um ofurô, disponível em outros quatro apartamentos. Mães com filhos pequenos têm à disposição um microondas para esquentar a mamadeira. No verão, uma equipe de monitores será contratada para brincar com a garotada, enquanto os adultos curtem a charmosa piscina de onde se vê o mar. A praia está a menos de cinco minutos de caminhada, com a mordomia de cadeiras, guarda-sol e um funcionário da pousada para levar caipirinhas.

Sofitel Jequitimar

Guarujá

O empresário Silvio Santos é o responsável por um dos maiores investimentos em hotelaria no litoral paulista: o Sofitel Jequitimar, um resort com inauguração prevista para o início de dezembro na Praia de Pernambuco. Engenheiros e operários correm para entregar seus 302 luxuosos apartamentos, três restaurantes, um spa com produtos Lancôme e grande estrutura de lazer, tudo isso espalhado por 77.000 metros quadrados. O hotel será administrado pela Accor, rede internacional de hotelaria que, entre outras coisas, é responsável pelos resorts da Costa do Sauípe. Na recepção, um grande espelho-d'água dá a impressão de haver uma ligação natural com o mar, logo ali. Os apartamentos, decorados pelo arquiteto João Armentano, são clean e têm equipamentos como TV de LCD.

Fonte: VEJA SÃO PAULO