Cinema

Sete atores brasileiros que tentam a sorte nos Estados Unidos

Wagner Moura e Alice Braga, que estrelam a ficção científica Elysium, estão entre os intérpretes que se aventuram em produções norte-americanas, nem sempre com sucesso

Por: Tiago Faria - Atualizado em

Wagner Moura e Matt Damon em 'Elysium'
Wagner Moura e Matt Damon em 'Elysium' (Foto: Divulgação)

A maior parte do público americano trata a ficção científica Elysium como a nova superprodução de Matt Damon, um dos astros mais populares dos Estados Unidos. Uma parte da plateia, no entanto, também nota a presença do diretor sul-africano Neill Blomkamp, do elogiado Distrito 9 (2009). Já os brasileiros têm duas outras razões para conferir o longa-metragem: as participações de Wagner Moura e Alice Braga.

Os atores contracenam com Damon e Jodie Foster em uma trama futurista com um quê sociológico. O roteiro, ambientado em 2154, mostra as desigualdades entre as condições de vida dos mais pobres (uma multidão) e os ricaços, que têm o privilégio de viver em uma estação espacial confortabilíssima e isolada dos bolsões de miséria.

Alice e Moura são exemplos muito diferentes de experiências de atores brasileiros em produções internacionais. Enquanto ela, que interpreta uma amiga de infância do personagem de Damon, desenvolve uma carreira já estável, com participações em fitas como Eu Sou a Lenda (2007) e Predadores (2010), ele já avisou que seguirá priorizando as produções nacionais. A seguir, veja essas e outras histórias de brasileiros que tentam a sorte no cinema e na TV americanos: 

Alice Braga em 'Elysium'
Alice Braga em 'Elysium' (Foto: Divulgação)

ALICE BRAGA

Depois de Elysium, a paulistana de 30 anos segue com projetos em uma carreira internacional já consolidada. Para os próximos anos, a sobrinha de Sonia Braga atuará em um faroeste argentino chamado O Ardor ao lado de Gael García Bernal e estará no thriller norte-americano Kill Me Three Times. O ator Simon Pegg faz parte do elenco do longa, que será lançado em 2014. 

Fernanda Andrade em 'Filha do Mal'
Fernanda Andrade em 'Filha do Mal' (Foto: Divulgação)

FERNANDA ANDRADE

A atriz paulista, nascida em São José dos Campos, surpreendeu pela interpretação na fita de terror Filha do Mal (2012), depois de ter passado por seriados como Sons of Anarchy e The Mentalist. Em 2013, tem participação em duas séries de TV: Red Widow, da rede americana ABC (cancelada após a primeira temporada), e Franklin e Bash, que está em sua terceira temporada. 

Luisa Moraes em 'Solace'
Luisa Moraes em 'Solace' (Foto: Divulgação)

LUÍSA MORAES

Prima de Alice Braga, a paulistana de 26 anos estreia na ficção científica norte-americana Solace, dirigida pelo brasileiro Afonso Poyart (de 2 Coelhos). No filme, contracena com atores como Anthony Hopkins e Colin Farrell. 

Mariah Buzzolin, estrela de séries de TV
Mariah Buzzolin, estrela em séries de TV (Foto: Divulgação)

MARIAH BUZOLIN

Nascida em Campinas, a atriz de 21 anos mora em Los Angeles, onde participou de séries como Lie to Me e na novela All My Children, além do filme Um Hotel Bom pra Cachorro, de 2009. Seu próximo projeto será o thriller Crush, previsto para 2014, sobre a obsessão perigosa de um admirador secreto por uma atleta americana. 

Morena Baccarin na série 'Homeland'
Morena Baccarin na série 'Homeland' (Foto: Divulgação)

MORENA BACCARIN

Elogiada principalmente pelo trabalho na TV americana – ela foi indicada ao Emmy deste ano pelo papel de coadjuvante na série Homeland -, a carioca de 34 anos, radicada nos Estados Unidos desde os 7 anos, já atuou em The Good Wife, The Mentalist, na ficção científica V, entre outras. No cinema, protagonizou o curta-metragem Back in the Day, de 2013, dirigido por Michael Rosenbaum (da série Smallville). 

Rodrigo Santoro com Arnold Schwarzenegger em 'O Último Desafio'
Rodrigo Santoro com Arnold Schwarzenegger em 'O Último Desafio' (Foto: Divulgação)

RODRIGO SANTORO

Depois de contracenar com o ídolo de infância Arnold Schwarzenegger em O Último Desafio, o ator de 38 anos prepara-se para uma série de projetos que pode levá-lo ao primeiro escalão de Hollywood, a começar pela continuação 300: A Ascensão do Império, em que volta a interpretar Xerxes, desta vez o personagem principal da trama. A sequência tem previsão de estreia para 7 de março do ano que vem. Além da fita de ação, contracenará com Natalie Portman em Jane’s Got a Gun e com Will Smith na comédia Focus, ambos previstos para 2014. Também estrelará em um segmento da fita de episódios Rio, Eu Te Amo (2014). 

Wagner Moura em 'Elysium'
Wagner Moura em 'Elysium' (Foto: Divulgação)

WAGNER MOURA

Depois da experiência internacional em Elysium, o baiano de 37 anos se dedicará à divulgação de produções brasileiras como Serra Pelada, que estreia no dia 18 de outubro, e Praia do Futuro, de Karim Ainouz (Madame Satã), ainda sem previsão de lançamento. Uma exceção é a produção britânica Trash, filmada em parte no Rio de Janeiro e dirigida por Stephen Daldry, de Billy Elliot (2000) e Tão Forte e Tão Perto (2011). No longa, cujo elenco é liderado por Rooney Mara e Martin Sheen, também participam os brasileiros Selton Mello, André Ramiro e Nelson Xavier, entre outros. O seu lançamento está previsto para 2014.

Fonte: VEJA SÃO PAULO