Memória

Sesc São Paulo é simbolo de lazer e cultura desde 1946

Com unidade aberta em Campo Limpo, agora são quinze espalhadas pela capital

Por: Maurício Xavier [Colaborou Raphael Martins]

Memória - Sesc São Paulo - 1947 - Centro Social Bento Pires de Campos
Sede do Sesc no Belém, em 1947: início ligado à saúde (Foto: Acervo GeDes / Sesc Memórias)

Localizada na Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, no Campo Limpo, a mais nova unidade paulistana do Serviço Social do Comércio (Sesc) foi inaugurada em maio, e ocupa uma área de 20 000 metros quadrados. Apesar de ainda contar com estruturas provisórias, tornou-se o 15º espaço do tipo na capital.

Criada por empresários ligados ao comércio de bens e serviços e de turismo, a instituição abriu sua primeira sede por aqui em 1946. Instalado próximo ao Viaduto Boa Vista, no centro, o chamado Conselho Regional dedicou-se, nos três anos seguintes, a planejar locais voltados ao atendimento de saúde dos associados, além de complexos sociais e colônias de férias. O departamento esportivo surgiu em 1949, ano em que foi realizada a primeira edição da Olimpíada do Comerciário.

A unidade responsável por estrear o formato que se conhece hoje é datada de 14 de novembro de 1967. O Centro Cultural e Desportivo Carlos de Souza Nazareth, chamado atualmente de Sesc Consolação, na Vila Buarque, era então equipado com quadras poliesportivas, espaços para manifestações culturais e artísticas, piscina, sauna e o Teatro Anchieta, com 350 lugares.

Memória - Sesc São Paulo - 1965 - Campeonato de Futebol de Salão no CS Horácio de Mello
Campeonato de Futebol de Salão no Centro Social Horácio de Mello, em 1965 (Foto: Acervo GeDes / Sesc Memórias)

Fonte: VEJA SÃO PAULO