Compras

Serasa aponta pior volume de vendas no Natal em onze anos

De acordo com o órgão, juros e inflação elevados e baixo grau de confiança afetaram desempenho

Por: Veja São Paulo

Rua 25 de Março
Rua 25 de Março: vendas abaixo do esperado (Foto: Renato R. Cerqueira/Futura Press/Folhapress)

As vendas de Natal no comércio nacional alcançaram o pior nível dos últimos onze anos, segundo o indicador da Serasa Experian. O levantamento registrou queda de 1,7% em todo o país na semana de 18 a 24 de dezembro, na comparação com igual período do ano anterior.

+ Cantor Renner é preso após dirigir bêbado em São Paulo

Foi também a primeira vez que o índice apontou uma retração em doze anos. Em 2013, as vendas haviam subido 2,7% e, em 2012, 5,1%. O final de semana que antecedeu o Natal (19 a 21 de dezembro) também registrou queda, de 2,1%, ante o final de semana correspondente de 2013 (20 a 22 de dezembro). Na cidade de São Paulo, as vendas para o Natal acompanharam o ritmo nacional, caindo 2,7% na semana da data e 3% no final de semana.

Segundo economistas da Serasa, os juros altos encarecendo o crediário, a inflação elevada e o baixo grau de confiança dos consumidores afetaram negativamente as vendas deste ano.

+ Sistema Cantareira sobe pela terceira vez seguida

Já o indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou queda de 0,7% nas vendas do comércio varejista entre os dias 18 e 24 de dezembro, também na comparação com o mesmo período do ano passado.

Considerando apenas os shoppings, no entanto, o resultado foi melhor, com alta de 3% em relação a 2013, de acordo com dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), com base em levantamento realizado com 150 empresas associadas. De janeiro a dezembro, as vendas em lojas de shoppings cresceram 8% sobre 2013, somando 143,4 bilhões de reais.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO