Evento

Semana Mesa SP reúne 120 chefs para falar da cozinha sustentável

Grande atração, o congresso Mesa Tendências começa na terça (26), dia em que está marcada uma palestra do alemão Heinz Beck, chef do La Pergola

Por: Isabella Villalba - Atualizado em

Semana Mesa SP_2188
Jantares especiais: como no ano passado, um deles é beneficente (Foto: Divulgação)

Uma constelação de astros da alta cozinha internacional e de estrelas da culinária brasileira participa da Semana Mesa SP, a terceira edição do evento promovido pelo Centro Universitário Senac em parceria com a revista 'Prazeres da Mesa', a partir de segunda (25). O tema da vez é “O que a gastronomia pode fazer pelo planeta?”. Mais de 120 chefs se reúnem para discutir como enquadrar as modernas propostas de sustentabilidade à mesa. “Promover um debate sobre o tema é uma de nossas premissas para este ano”, explica Márcia Cavalheiro, diretora de extensão universitária do Senac.

+ Confira a programação completa

Semana Mesa SP - Heinz Beck_2188
Beck, do La Pergola: único restaurante três-estrelas 'Michelin' de Roma (Foto: Giovanni Rinaldi)

Grande atração, o congresso Mesa Tendências começa na terça (26), dia em que está marcada uma palestra do alemão Heinz Beck, chef do La Pergola, único restaurante de Roma com as três estrelas máximas do Guia Michelin. Mestre em refinamento tanto na qualidade do menu quanto no atendimento, Beck ganhou reputação ao preparar pratos italianos clássicos de maneira renovada. Ele será sucedido por profissionais renomados vindos do Reino Unido.

Semana Mesa SP - Massimo Bottura_2188
Bottura: vanguarda da cozinha italiana em Modena (Foto: Maurizio Camagna)

Marcus Wareing, do Marcus Wareing at the Berkeley, de Londres, segue a linha criativa e promete apresentar um panorama sobre a gastronomia inglesa. Nascido em Maceió e radicado numa pequena ilha escocesa, o brasileiro Marcello Tully, do Kinloch Lodge, endereço detentor de uma estrela Michelin, mostra a extração e o preparo da bochecha de porco. Tully, que fez um jantar em maio no Capim Santo, nos Jardins, é um especialista na elaboração de sugestões com o ingrediente.

Na quarta (27), o japonês Tetsuya Wakuda descreve a experiência de ter um restaurante de receitas inventivas com seu nome em Sydney, na Austrália. Também estão programadas exibições do indiano Atul Kochhar, do Benares, e do britânico Shane Osborn, do Pied à Terre, ambos com casas em Londres, além de Yoshihiro Narisawa, do conceituado Les Créations de Narisawa, em Tóquio.

Semana Mesa SP - Tetsuya Wakuda_2188
Wakuda: experiências criativas com culinária japonesa em Sydney (Foto: Divulgação)

Na quinta (28), o palco será ocupado pelo confeiteiro americano Ben Roche, do arrojado Moto, de Chicago, pelo italiano Massimo Bottura, do Osteria Francescana, em Modena, e pelo criador do movimento Slow Food, Carlo Petrini. Nos três dias, o time nacional é engrossado por nomes como Alex Atala, dos paulistanos D.O.M e Dalva e Dito, Beto Pimentel, do Paraíso Tropical, em Salvador, e César Santos, do Oficina do Sabor, em Olinda.

As atividades incluem o painel Prazeres da Mesa ao Vivo, composto de degustações de vinhos, aulas e workshops, entre terça (26) e sexta (29), das 14 às 22 horas. Vários jantares completam a programação. Na noite de segunda (25), a refeição será elaborada por 21 chefs, entre estrangeiros e brasileiros. De caráter beneficente, o jantar terá cada convite vendido por 2 500 reais.

Fonte: VEJA SÃO PAULO