Continua após publicidade

Sem chuva, reservatório Guarapiranga cai pelo 27º dia

Represas que integram o Sistema Cantareira são os únicos a manterem a capacidade mesmo com a estiagem

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 27 dez 2016, 18h20 - Publicado em 25 abr 2016, 15h27

Apesar de atravessar sequência negativa, o Sistema Cantareira foi o único dos principais mananciais de São Paulo a não sofrer queda no volume armazenado de água, segundo relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), divulgado nesta segunda-feira (25). Sem chuva, os reservatórios que compõem o sistema ficaram estáveis, mas já não registram aumento de água represada há treze dias.

O Cantareira opera com 65,8% da capacidade, de acordo com a Sabesp, que considera no cálculo duas cotas de volume morto que já deixaram de ser captadas como se fossem volume útil do sistema. O índice é o mesmo do dia anterior.

+ Dias secos causam aumento de 83% em queimadas em São Paulo

A última vez em que o manancial teve aumento foi no dia 12 de abril, quando o nível do sistema subiu de 66,1% para 66,2%. Uma das razões para a sequência negativa é o período seco. Neste mês, choveu apenas 0,9 milímetro, enquanto a média histórica de abril é de 88,7 mm.

Continua após a publicidade

Já de acordo com o índice que desconsidera o volume morto do sistema na conta, o Cantareira sofreu queda de 0,1 ponto porcentual. Os reservatórios registram 36,5% da capacidade, ante 36,6% no dia anterior. O terceiro índice ficou estável em 50,9%.

+ Falta de chuva reduz nível da água em mananciais

Outros mananciais

Continua após a publicidade

Usado para socorrer o Cantareira durante a crise, o Guarapiranga perdeu água represada pelo 27º dia e recuou 0,3 ponto porcentual. Com a queda, o nível do sistema desceu de 80,5% para 80,2%.

O Alto Tietê caiu pelo oitavo dia. A perda de 0,2 ponto porcentual fez o nível do sistema descer de 40,8% para 40,6% – índice que considera um volume morto acrescentado ao cálculo em 2014.

+ Frente fria se aproxima e deve derrubar temperatura na capital

Continua após a publicidade

Em termos proporcionais, o Rio Claro foi quem sofreu a maior perda: 0,6 ponto porcentual. O sistema opera com 99,1%, contra 99,7% no dia anterior. Por sua vez, o Rio Grande e o Alto Cotia caíram 0,5 e 0,2 ponto, respectivamente, e estão com 87,1% e 98,2% da capacidade.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.