Abastecimento

Sem chuva há cinco dias, Cantareira tem nova elevação de nível

Reservatório está com 18,6% da capacidade. Alto Tietê e Rio Grande tiveram queda

Por: Veja São Paulo

Cantareira
Vista da reserva de Atibainha, que compõe o Cantareira, na cidade de Nazaré Paulista (Foto: Luis Moura/WPP/Folhapress)

Mesmo sem registrar chuva há cinco dias, o nível do Cantareira apresentou nova alta neste sábado (28). Boletim divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) mostra que o sistema subiu 0,2 ponto percentual e alcançou a marca de 18,6% de sua capacidade. É o 22º. dia consecutivo que o índice aumenta.

Responsável pelo abastecimento de 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo, o Cantareira teve uma elevação menor no novo cálculo da Sabesp, de apenas 0,1 ponto percentual, passando de 14,3% para 14,4%. Neste cálculo, divide-se o volume armazenado sobre o total, que considera as duas cotas de volume morto adicionadas no ano passado.

+ Confira as últimas notícias

Nos outros sistemas, a notícia não é tão boa assim. Alto Tietê teve uma queda de 0,1 ponto percentual e caiu de 23% para 22,9% da sua capacidade. Já no Rio Grande, o decréscimo foi ainda menor. O sistema passou de 97,8% para 97,6% do total.

O Guarapiranga, por sua vez, manteve estabilidade, permanecendo em 85% de sua capacidade. Alto Cotia apesentou aumento de 0,1 ponto percentual e chegou a 64,4%. Mesma elevação foi registrada para o sistema Rio Claro, que está com 43,7% da capacidade. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO