Teatro

Seis peças para aplaudir na Virada Cultural

O Palco Praça Roosevelt, na região central, apresenta espetáculos ao ar livre durante o evento

Por: Dirceu Alves Jr. - Atualizado em

Chorinho
Claudia e Denise: a solteirona e a mendiga encontram afinidades (Foto: João Caldas)

1. Chorinho: Claudia Mello divide o palco com Denise Fraga na comédia dramática. Em cena, estão os constantes encontros entre uma solteirona aposentada e uma moradora de rua. A dupla brilha ao mostrar leveza mesmo diante de temas duros, em um texto que promove uma incômoda reflexão. Dire-ção de Fauzi Arap e Marcos Loureiro.

2. Palhaços: divertida e profunda, a tragicomédia de Timochenco Wehbi discute o valor e o peso das escolhas na vida de cada um. O palhaço Careta (Dagoberto Feliz) recebe no camarim um de seus fãs, Benvindo (Danilo Grangheia). A ocasião envereda por um bate-papo pesado, com desdobramentos trágicos, em um veículo perfeito para os atores. Direção de Gabriel Carmona.

O Terraço
Ilana Kaplan, Marco Antônio Pâmio, Vera Zimmermann e Marat Descartes: equilíbrio entre o riso e o drama (Foto: Erik Almeida)

3. O Terraço: é uma boa chance para conferir a comédia de Jean-Claude Carrière dirigida por Alexandre Reinecke. Ilana Kaplan, Marat Descartes, Henrique Stroeter, Flávia Teixeira e Hugo Coelho vivem os personagens que circulam por um apartamento e seu terraço no momento da separação de um casal interpretado por Vera Zimmermann e Marco Antônio Pâmio.

4. Ifigênia: inspirado na tragédia de Eurípides, o dramaturgo Cássio Pires criou o texto para a Cia. Elevador de Teatro Panorâmico. Agamemnon, comandante grego que se prepara para atacar Troia, é compelido a sacrificar a fi-lha Ifigênia para que a deusa Artemis interrompa o período sem ventos que impede a saída da embarcação. Direção de Marcelo Lazzaratto.

Rabbit
Lilian Damasceno, Fernanda Castello Branco, Julia Ianina e Ricardo Estevam em 'Rabbit': trama ambientada numa única noite (Foto: Bob Sousa)

5. Rabbit: o drama de Nina Raine faz um retrato da classe média nascida na década de 80. Com direção de Eric Lenate, a montagem dá vida a esse grupo por meio de cinco personagens inseguros, criados sob a superprote-ção dos condomínios e das escolas particulares. No elenco estão Julia Ianina, Paula Weinfeld, Jorge Emil, Lilian Damasceno e outros.

6. As Três Velhas: escrita pelo dramaturgo e cineasta chile- no Alejandro Jodorowsky, a tragicomédia é ambientada em uma noite transformadora. Duas velhas marquesas (os atores Luciano Chirolli e Danilo Grangheia) vivem em uma mansão ameaçadas pela fome e têm como companheira uma centenária criada, interpretada pela também diretora Maria Alice Vergueiro.

Fonte: VEJA SÃO PAULO