SP Sustentável

Segunda edição da Virada Sustentável terá lazer e oficinas

Evento ocorre neste sábado (2) e domingo (3) com cerca de 600 atividades espalhadas pela cidade

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

virada sustentavel
Fim de semana saudável: Evento conta com quase 600 atividades espalhadas por parques, bibliotecas e centros culturais (Foto: Divulgação)

Depois da Virada Cultural, chega a vez da Virada Sustentável. O evento, que está na segunda edição, ocorre neste final de semana, abrindo a  Semana do Meio Ambiente, que tem como ponto alto o dia 5 de junho - dia internacional de preservação da natureza. 

+ Conheça duas iniciativas que buscam uma São Paulo Sustentável

+ Conheça e introduza dez atividades sustentáveis no seu dia a dia

+ Menu Sustentável traz gastronomia com preocupação ambiental

Da manhã deste sábado (2) até a tarde de domingo (3), quase 600 atividades estão confirmadas em 120 pontos de São Paulo. A programação será tomada por oficinas, contação de histórias e debates em CEUs, bibliotecas e centros culturais da prefeitura instalados nas periferias da cidade. Haverá também dezesseis pontos de coleta de lixo eletrônico e dez de coleta de vidro. Outras duas ações serão o plantio de 5.000 mudas da árvores e sessões de ioga coletiva em academias e ao ar livre.

jogoplaneta
Sustentável e lúdica: Virada traz oficinas e atividades, como o Jogão do Planeta, que têm como objetivo divertir e educar com consciência (Foto: Divulgação)

Destacam-se ainda o show “Alta Tecnologia Humana”, com a participação de nomes como o grupo Palavra Cantada e o cantor Marcelo Jeneci; dois piqueniques públicos — um na Rua Augusta e outro no Parque do Ibirapuera —; e uma trilha noturna no Parque Alfredo Volpi.

Confira abaixo as principais atrações. A programação completa está aqui:

 Flores da Cidade

Trabalhos da artista plástica Renata de Andrade criados com garrafas e tampinhas descartadas

Quando: sábado (2) e domingo (3), das 10h às 18h (a mostra vai até 1°/7)

Onde: Centro Cultural São Paulo

Ameaçados – Lugares em Risco no Século 21 e Espiral

Uma grande galeria com as imagens do fotógrafo Érico Hiller em cinco locais do planeta que passa por mudanças climáticas e uma instalação com 34 anéis de compensado laminado feito de diversos materiais, como alumínio, pet, papelão e entulhos. Quando: sábado (2), das 7h às 22h, e domingo (3), das 10h às 22h

Onde: Conjunto Nacional

Pic Nic Lounge

Uma mesa coletiva estará aberta para os participantes levarem comes e bebes, com som ao cargo de DJ’s.

Quando: sábado (2), das 16h às 19h30

Onde: Parque do Ibirapuera: Espaço da Antiga Serraria e Praça Burle Marx - portão 7

Trilha noturna no Parque Alfredo Volpi

Quarenta participantes vão explorar a fauna noturna do no Morumbi. É necessária inscrição pelo e-mail equipetrilhasurbanas@gmail.com para participar da atividade.

Quando: sábado (2), das 18h30 às 20h

Onde: Parque Alfredo Volpi

cicloteca virada
Cicloteca: o veículo que mistura bicicleta com biblioteca fará caminhada na Virada Sustentável da Consolação até à Sé (Foto: Divulgação)

Bicicloteca

Uma bicicleta híbrida que carrega uma biblioteca sairá do Sesc Consolação e fará um circuito literário pelo centro da cidade. Por ser um evento que quer buscar o diálogo entre os participantes, estará limitado a 30 vagas. As inscrições devem ser feitas na Central de Atendimentos do Sesc Consolação.

Quando: Sábado (2), das 14h às 17h

Onde: Sesc Consolação 

“BuZum - Filhotes do Brasil”

A peça de teatro de bonecos retrata a relação entre pais e filhos, tanto entre animais como entre seres humanos.

Quando: sábado (2), às 13h; e domingo (3), às 13h

Onde: Parque do Carmo (sábado) e Sesc Itaquera (domingo)

Pais e Filhos na Cozinha

Receitas vegetarianas de pratos tipicamente brasileiros, como o ecoburguer, feito com arroz e feijão, serão preparados com as orientações da chef Claudia Mattos. São duas sessões, com 15 vagas cada uma e retirada de senhas com 30 minutos de antecedência no local.

Quando: sábado (2), das 15h às 17h

Onde: Sesc Belenzinho

“Quebrando o Tabu”

O documentário discute as políticas de combate às drogas e traz depoimentos de políticos como Bill Clinton, Fernando Herique Cardoso e de artistas como Paulo Coelho. Ao final, haverá bate-papo com o diretor da fita, Fernando Grostein.

Quando: sábado (2), das 20h às 22h

Onde: Auditório Ibirapuera

Palhaça Rubra
Pais e filhos: a atração é voltada para todas as idades (Foto: Divulgação)

“Alta Tecnologia Humana”

No show inspirado na Discoteca do Chacrinha, a atriz Lu Lopes, do espetáculo “Jogando no Quintal”, recebe convidados como Palavra Cantada, Marcelo Jeneci, Susana Salles, Curumin e Anelis Assumpção.

Quando: domingo (3), das 11h às 14h

Onde: Praça Victor Civita

Piquenique à moda antiga

Entre as ruas Marquês de Paranaguá e Caio Prado, os apoiadores da criação de um parque público na região ocuparão uma grande área hoje desocupada para uma mesa de lanche coletiva.

Quando: domingo (3), das 13h às 16h

Onde: Rua Augusta, próximo ao nº 331 – ConsolaçãoJogão do Planeta

Equipes organizadas em famílias fazem escolhas de consumo em várias áreas, a partir de conceitos como felicidade, dinheiro e meio ambiente.

Quando: domingo (3), das 14h30 às 16h

Onde: Auditório Eva Herz – Livraria Cultura – Shopping Bourbon

Fonte: VEJA SÃO PAULO