Bebida

Saquê e cervejas que imitam espumante são opções para o réveillon

Conheça outras bebidas cheias de borbulhas para inovar no brinde de fim de ano

Por: Fabio Wright

Cerveje e saquê espumantes - BEBIDAS - 2248
A cerveja Wäls Brut e o saquê Dassai 50 Sparkling: borbulhas engarrafadas (Foto: Fernando Moraes)

Que tal dar um tempo com os champanhes e proseccos e fazer um brinde diferente nas festas de fim de ano? Os paulistanos dispostos a inovar nessa hora podem encontrar na cidade outras interessantes borbulhas engarrafadas. É o caso, por exemplo, das cervejas elaboradas pelo método champenoise, o mesmo pelo qual passam os grandes espumantes. “A procura por esse tipo de produto aumenta 40% em dezembro”, afirma Paulo Almeida, proprietário do bar Empório Alto dos Pinheiros.

+ Guia das cervejas premium

+ Saquê em diferentes versões

+ Arnaldo Lorençato: os campeões do ranking de espumantes da Playboy

Entre os mais de 400 rótulos disponíveis na casa, apenas cinco seguem o estilo. A exemplo da Deus, a mais famosa representante da categoria, a Malheur também é produzida na Bélgica e finalizada na França. Todas passam pelo processo de remuage, etapa que consiste em girar as garrafas, com o gargalo inclinado para baixo. “São bebidas refrescantes, frutadas e levemente adocicadas que devem ser degustadas em taça flûte”, explica o beer sommelier Eduardo Passarelli, autor de um blog sobre o mundo da cerveja. Entre as nacionais, a catarinense Eisenbahn Lust ganhou a concorrência da mineira Wäls Brut, lançada neste ano em São Paulo numa garrafa de 750 mililitros. Só é preciso ficar atento ao preço (a garrafa custa a partir de 120 reais) e à gradação alcoólica dessa família de cervejas, entre 11% e 12% — mais que o dobro de uma pilsen.

+ Especial: guia para o Natal 2011

+ Botecos japoneses viram moda na cidade

No bar Itigo Sake House, no Jardim Paulista, chama atenção no cardápio um saquê espumante. “No Japão, a bebida é vista pelos jovens como uma coisa de pais e avós”, conta a sansei Ana Toshimi Kanamura, sócia do endereço e sommelière de saquê. “A versão espumante surgiu para tentar conquistar um público novo.” A casa oferece o Dassai 50 Sparkling, feito a partir de um saquê super premium, com 50% de polimento do grão de arroz (quanto mais polido, mais nobre o saquê). A garrafa de 720 mililitros está em promoção neste mês, por 195 reais (seu preço normal é 250 reais). A bebida pode ser harmonizada com nozes e avelã ou sobremesas com frutas.

BORBULHAS ALTERNATIVAS

■ Wäls Brut

Mineira, foi lançada neste ano em São Paulo e é a última novidade entre as chamadas cervejas champenoise.

Onde encontrar: Empório Alto dos Pinheiros, por 120 reais, e Melograno, por 150 reais.

■ Dassai 50 Sparkling

Disponível no bar japonês Itigo Sake House, é um saquê espumante com 15,5% de álcool, aparência turva e paladar mais adocicado que o do saquê tradicional.

Preço: 195 reais (até o dia 31) e 250 reais.

Fonte: VEJA SÃO PAULO