Comportamento

São Paulo vai sediar convenção sobre HQs nos moldes da Comic-Con

A feira Brasil Comic Con integra a programação do Anime Friends, que terá oito dias de duração, a partir de 11 de julho

Por: Silas Colombo - Atualizado em

Comic Con Brasil
Integrantes do Comics Cosplay Br, liderados pela designer Daniele Rios (à esq.): o grupo incorpora seus personagens prediletos para ir a eventos (Foto: Divulgação)

Não é preciso ter visão de raio X para perceber a euforia dos paulistanos fãs de super-heróis. A capital sediará pela primeira vez uma convenção de histórias em quadrinhos nos moldes da badalada Comic-Con, realizada anualmente em San Diego, na Califórnia. “Estamos organizando uma caravana com cinquenta pessoas em que todas irão vestidas como personagens da Marvel”, diz a designer Daniele Rios, que incorpora mais de vinte “identidades secretas”, entre elas a de Batgirl. O diferencial da primeira edição da Brasil Comic Con (sem relação com a original estrangeira) é promover o encontro entre a legião de leitores e os criadores das principais HQs do mercado, como o brasileiro Mike Deodato Jr., ilustrador dos estúdios Marvel. Produtoras de filmes do gênero também participam, e a Warner deve aproveitar a ocasião para promover o lançamento brasileiro do longa-metragem O Homem de Aço (sobre o Super-Homem). Outra característica marcante desse tipo de evento é que os fãs costumam se fantasiar como seus super-heróis prediletos. “As encomendas triplicam nessa época”, comenta a costureira Célia Olivieri, da K.O.! Anime, uma das poucas lojas da cidade que atende cosplayers, como são chamados esses participantes. “Eles são muito detalhistas, por isso acabam produzindo sua própria fantasia”, conta Célia, que cobra 200 reais por uma peça básica do anime Naruto, o campeão de pedidos. Alguns chegam a investir 5 000 reais em réplicas perfeitas das roupas originais.

A feira compõe a programação do Anime Friends, que terá oito dias de duração, a partir de 11 de julho, no Campo de Marte, na Zona Norte (veja abaixo algumas de suas atrações). O festival já acumulou um público de 600.000 pessoas, entre nerds e otakus (admiradores da cultura pop japonesa), em suas dez edições anteriores. Neste ano, a organizadora Yamato Corp espera juntar 150.000 geeks. “Vamos reunir as diversas manifestações culturais de entretenimento em um só local”, afirma o coordenador de atrações, Helder Henrique. No espaço, cerca de 100 empresas vão lançar produtos como o videogame Warface, da Level Up!. Para garantir o ar característico da festa, o cantor japonês Kushida Akira interpretará canções de programas clássicos da TV como Jaspion e Jiraya e a banda brasileira Iikagen tocará temas de Os Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z.

Comic Con 2012
Lançamento de filme na Comic-Con de 2012, na Califórnia: inspiração (Foto: Divulgação)

WOODSTOCK NERD: Anime Friends reunirá eventos paralelos para diferentes gostos

São Paulo Game Show › Exposição de lançamentos e competição de videogames

Colecon › Costuma atrair colecionadores de figuras de ação, miniaturas e itens relacionados

YCC Brazil › Os dezessete classificados nas eliminatórias estaduais competem pelotítulo de melhor cosplay do Brasil

Encontro Nacional de RPG › Praticantes de role-playing game, jogos de interpretação de personagens, encontram-se para trocar experiências e jogar em grupo

Asia Fest › Feira de costumes e curiosidades da cultura pop oriental

Workshop BWF › A federação brasileira de luta livre fará apresentações e treinos do estilo com os visitante

Fonte: VEJA SÃO PAULO