Cidade

São Paulo ultrapassa Rio em ranking de melhores destinos no Brasil

Lista foi feita por site especializado em viagens. Nenhuma cidade brasileira entrou no top 25 mundial

Por: Redação VEJASÃOPAULO.COM - Atualizado em

São Paulo - Especial
Cidade completa 460 anos em 2014 (Foto: Veja São Paulo)

São Paulo ultrapassou o Rio de Janeiro como melhor destino no Brasil em um ranking feito pelo site Trip Advisor. A lista é resultado da escolha dos usuários do site, que é referência em dicas para viajantes.

+ 460 programas para fazer em São Paulo antes de morrer

É a segunda vez  que o "Traveller's Choice" faz uma lista só com destinos brasileiros. No ano passado, o Rio ficou em primeiro lugar, seguido pela capital paulista. No ranking mundial, Istambul, na Turquia, foi a vencedora, seguida por Roma, Londres, Pequim e Praga. O Brasil não entrou na lista dos 25 primeiros lugares. Já no ranking da América do Sul, Buenos Aires ficou em primeiro lugar. São Paulo aparece em terceiro e Rio em quarto.

+ Ibirapuera bate Praia de Ipanema como lugar mais pop do Facebook

As cidades vencedoras são determinadas por meio de um algoritmo que considera a quantidade e a qualidade de opiniões e avaliações de hotéis, atrações e restaurantes de um destino, reunidas em 12 meses.

+ Procura por hospedagem para a Copa mais que dobra

Os internautas também indicaram os melhores lugares para visitar na cidade. Conheça os dez mais votados em uma lista com 420 opções: 

  • Sala São Paulo

    Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos

    Tel: (11) 3367 9500

    15 avaliações

    O imponente edifício da Estrada de Ferro Sorocabana abriga hoje a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Foi projetado por Christiano Stockler das Neves em 1925 e inaugurado em 1938. Tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat, a Sala São Paulo foi inaugurada em 9 de julho 1999 com a apresentação da sinfonia A Ressurreição, de Gustav Mahler, pela Osesp. O mais importante espaço de concertos da cidade tem acústica impecável, não à toa, é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A Osesp apresenta-se ali às quintas e sextas, às 21h, e aos sábados, às 16h30. No restante da semana, a Sala São Paulo recebe outros relevantes nomes da música mundial.

    Saiba mais
  • Museus

    Catavento Cultural e Educacional

    Avenida Mercúrio, s/n, Brás

    Tel: (11) 3315 0051

    14 avaliações

    Entre os dezoito museus administrados pela Secretaria de Cultura do Estado, o Catavento Cultural e Educacional, no Brás, é o mais visitado da capital. As escolas costumam bater cartão no museu educativo Catavento, mas o passeio também fica legal em família. Primeiro ponto para aproveitar: acorde cedo no sábado, dia em que a entrada é grátis. Quem chega lá por volta das 11 horas consegue as senhas para as oficinas mais interessantes do dia. Entre as atividades mais procuradas estão a parede de escada de 7 metros de altura e o estúdio de TV. no espaço Vida, monitores simulam expedições de pesquisa no oceano e abordam a teoria da evolução, de Charles Darwin, de um jeito que entretém adultos e crianças.

    Saiba mais
  • Theatro Municipal

    Praça Ramos De Azevedo, s/nº, República

    Tel: (11) 3053 2100

    9 avaliações

    Inaugurado em 1911, o local colocou São Paulo no roteiro internacional dos grandes espetáculos com apresentações de Maria Callas, Mikhail Baryshnikov, Ella Fitzgerald, Anna Pavlova e outras estrelas. Foi também em seu saguão que aconteceu a Semana de Arte Moderna, em 1922. Depois de quase três anos fechado para restauração, reabriu em 2011 com palco remodelado, poltronas renovadas e um restaurante decorado pelos irmãos Campana.

     

    + Lugares para comer barato perto do Teatro Municipal

    + Vídeo: detalhes da reforma do Teatro Municipal

    Saiba mais
  • JK Iguatemi Cinépolis

    Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Vila Nova Conceição

    Tel: (11) 3152 6605

    12 avaliações
  • Museus

    Pinacoteca de São Paulo

    Praça Da Luz, 2, Bom Retiro

    Tel: (11) 3324 1000

    8 avaliações
  • Museus

    Museu da Língua Portuguesa

    Praça Da Luz, s/n, Bom Retiro

    Tel: (11) 3322 0080

    7 avaliações

    O museu já realizou homenagens a escritores como Fernando Pessoa, Machado de Assis, Clarice Lispector e Cazuza. Nas montagens permanentes, o espaço se dedica à valorização da língua portuguesa, usando a tecnologia para apresentar os conteúdos. O Beco das Palavras, por exemplo, é uma mesa interativa usada para formar vocábulos e descobrir seus significados e origens. Já a Linha do Tempo mostra aos visitantes a história do idioma. Há ainda um telão de 106 metros com projeções simultâneas sobre o uso do português e totens com a influência de outras línguas como tema. Observar com atenção a estrutura do prédio onde o museu está instalado também faz parte do passeio. Na Estação da Luz, o edifício é um patrimônio histórico do Século XIX.

    Saiba mais
  • Centros culturais

    Centro Cultural Banco do Brasil

    Rua Álvares Penteado, 112, Centro

    Tel: (11) 3113 3651

    7 avaliações

    No coração histórico da cidade, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) ocupa uma edificação de 1901 com 4 183 metros quadrados e cinco andares. Cinema, teatro, auditório, loja e cafeteria preenchem a arquitetura neoclássica, assim como grandes exposições. Uma dica: agende uma visita monitorada ao prédio para conhecer detalhes da construção. Se a ideia é fazer o tour sozinho, comece pelo último andar e vá descendo.

    Saiba mais
  • Parques

    Parque do Ibirapuera

    Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera

    Tel: (11) 5573 4180

    12 avaliações

    É o local ideal para passar uma tarde inteira, seja nos tranquilos dias de semana, seja aos sábados e domingos, quando se transforma em uma cidade de 300 000 pessoas. Entre as 160 espécies de animais registradas, há pica-paus, cisnes e patos. Na flora, exemplares de árvores como jaqueira e pau-brasil. Mas não é só isso que faz o parque ser imbatível. O local abriga cinco prédios com a assinatura de Oscar Niemeyer: o Pavilhão Cicillo Matarazzo (atual Pavilhão da Bienal de São Paulo), o Museu de Arte Contemporânea, o Museu Afro Brasil, a Oca, a Grande Marquise (onde está situado o Museu de Arte Moderna) e o Auditório Ibirapuera. O passeio se completa com visita ao curioso Pavilhão Japonês.

    Saiba mais
  • Construções históricas

    Mosteiro de São Bento

    Largo São Bento, s/n, Centro

    Tel: (11) 3328 8799

    2 avaliações

    O monastério, que hospedou o papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil, em 2007, está integrado à Basílica, onde são realizadas missas diariamente. A mais famosa delas acontece aos domingos, às 10h, e é acompanhada por coral de canto gregoriano e pelo som do órgão de 7.000 tubos. Aproveite para conhecer a padaria, com pães e doces preparados por um grupo de monges. No último domingo do mês, às 12h, o complexo fica aberto para um farto brunch.

    Saiba mais
  • Parques

    Jardim Botânico

    Avenida Miguel Estéfno, 3031, Saúde

    Tel: (11) 5067 6000 ou (11) 5067 6051

    6 avaliações

    Com 360.000 metros quadrados, o Jardim Botânico é uma ótima opção de lazer. O parque localizado na Zona Sul abriga vegetação remanescente de Mata Atlântica e nascentes do histórico Riacho do Ipiranga. Menos popular (e cheio) que o vizinho Zoológico, o Jardim Botânico tem belos lagos e gramados que convidam a estender a toalha no chão e abrir a cesta de guloseimas. Aproveite a visita para conhecer o Museu Botânico.

    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO