Dança

São Paulo terá primeiro Plataforma Estado da Dança

Festival reúne coreografias de grupos paulistas no Centro Cultural São Paulo, Pátio do Colégio e Teatro de Dança

Por: Carolina Giovanelli - Atualizado em

Coreógrafos e bailarinos terão agendas atribuladas nas próximas duas semanas. Entre terça (4) e o dia 16, a cidade abriga a primeira edição do festival Plataforma Estado da Dança. São vinte apresentações de companhias paulistas, espalhadas pelo Centro Cultural São Paulo, Pátio do Colégio e Teatro de Dança. Parte dos ingressos será distribuída gratuitamente. A outra custará, no máximo, 4 reais. "Queremos mostrar tudo o que vem fazendo sucesso por aqui", diz Cássia Navas, organizadora do evento. Ela refere-se às quinze coreografias - o evento reunirá vinte, no total - contempladas pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) 2008. Entre elas, Três Tempos num Quarto sem Lembranças, solo de Juliana Moraes que sobressai por casar com excelência movimentos e trilha sonora. Speranza! Dona Esperança, protagonizado por Mariana Muniz, é outro destaque. Trata-se de uma releitura do personagem criado por Ruth Rachou e José Possi Neto no teatro-dança Sonho de Valsa, de 1979. Fique de olho no cheio de fôlego Grupo Raça, que traz Cartas Brasileiras ao palco do Teatro de Dança. Quem circular pelo Pátio do Colégio no sábado (8) poderá conferir a agitação e os figurinos coloridos dos Artesãos do Corpo, que exibem ali Cadência, sobre a rotina das metrópoles.

>>programação completa

Como novidade, há três estreias: Arena, da trupe Danceato, Nath Park, de Nathalia Catarina, e Vira a Lata do Lixo, de Ló Guimarães. Para a criançada, dois espetáculos infantis, interpretados pelas companhias Grua e Balagandança. Formado por cadeirantes, o Coletivo MR ocupa o palco do Teatro de Dança na quinta (6). Além das apresentações, a programação inclui dois bate-papos com nomes importantes das cenas brasileira e estrangeira, como o francês Guy Darmet, curador da renomada Bienal de Dança de Lyon. "O objetivo do projeto é fazer com que nossas produções sejam vistas pelo resto do país e também internacionalmente", explica Cássia Navas.

Centro Cultural São Paulo. Rua Verguei-ro, 1000, Paraíso, 3397-4002, Metrô Vergueiro. Grátis. Ingressos distribuídos duas horas antes.

Teatro de Dança (278 lugares). Avenida Ipiranga, 344, centro, 2189-2555, Metrô República, R$ 4,00. Bilheteria: 14h/20h (seg. a dom.). Estac. c/manobr. (R$ 15,00). www.teatrodedanca.org.br.

Pátio do Colégio, 2, centro, 3105-6899, Metrô Sé. Grátis.

Fonte: VEJA SÃO PAULO