Cinema

São Paulo tem mostra de filmes italianos

De clássicos a contemporâneos premiados, serão apresentadas 30 fitas

Por: Bruno Machado - Atualizado em

As Idades do Amor
'As Idades do Amor': filme com Robert de Niro abre o evento (Foto: Divulgação)

Até o fim do mês, São Paulo será palco de 30 títulos italianos, dos clássicos aos contemporâneos. Iniciada na última segunda (7), a 7ª edição da Semana Pirelli começa com workshops e oficinas com grandes nomes da Itália que vêm a São Paulo para falar sobre animação, sonorização e restauração de filmes antigos.

“As Idades do Amor”, que bateu recordes de bilheteria no país da bota, tem Robert de Niro e Monica Bellucci no elenco e será apresentado na abertura oficial do evento, na noite de quinta-feira (10), na Faap. De sexta (11) ao dia 17, começam as exibições de títulos contemporâneos no Cine Sabesp e nas unidades Iguatemi e Pátio Paulista da rede Cinemark. Filmes celebrados como “Sucata”, de Daniele Gaglione, e “A Joia”, de Andrea Molaioli estarão na programação.

+ Veja as estreias da semana

+ Leia entrevista com Pedro Almodóvar

Por fim, de 18 a 24 de novembro, o MIS apresenta uma seleção de clássicos restaurados e uma retrospectiva em homenagem ao diretor Mario Monicelli, morto no ano passado, aos 95 anos. Rara chance de conferir “Anos Difíceis” (1948), de Luigi Zampa, “A Classe Operária Vai ao Paraíso” (1971), de Elio Petri, e “Roma” (1972), de Federico Fellini, entre outros.

VII Semana Venezia Cinema

Paralalemente ao evento, acontece também a VII Semana Venezia Cinema, com formato semelhante. Serão exibidos seis longas, todos com exibição gratuita no CineSesc e no Cine Livraria Cultura. Alguns títulos, inclusive, acabaram de ser exibidos na última edição do Festival de Veneza. É o caso de “Terraferma”, que conquistou o Prêmio Especial do Júri no festival. Para quem prefere os clássicos, o longa “1860”, rodado em 1934, será exibido em cópia restaurada. As projeções acontecem até o dia 13.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO