Clima

São Paulo tem novembro mais chuvoso em trinta anos

Diferentemente do que ocorreu no verão 2014/2015, as chuvas também estão chegando ao Sistema Cantareira; semana terá temperaturas mais baixas

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Chuva Tempestade viaduto do chá
Pedestres se protegem da chuva no Viaduto do Chá (Foto: Fox Press Photo/Folhapress)

A sequência de dias chuvosos - e, especialmente, o pé d'água que caiu na capital neste domingo (29) - levaram o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) à seguinte conclusão: foi o novembro com mais chuva em trinta anos na cidade de São Paulo. 

+ Os dez perrengues que todo paulistano passa em dia de chuva

Somente no período das 10 às 22 horas do domingo (29), foram 23,4 milímetros de precipitação. No total, do dia 1º de novembro até ontem, choveu 250,2 milímetros. O recorde anterior era do ano de 2006, quando choveu 230,7 milímetros no penúltimo mês do ano. Uma frente fria que passa por São Paulo e o fenômeno El Niño são algumas das explicações para este novembro especialmente chuvoso, de acordo com a Climatempo

+ Sabesp diz que Cantareira vai sair do volume morto antes do período seco

Uma boa notícia é que, diferentemente do que ocorreu no verão 2014/2015, as chuvas também estão chegando ao Cantareira. Até ontem, havia chovido 197 milímetros nos reservatórios que abastecem mais de 5 milhões de pessoas na capital - 23% acima do esperado para novembro.

O sistema agora opera com 15,1% de sua capacidade, mas continua no volume morto. É preciso preencher 95,9 milhões de metros cúbicos (ou acrescentar 9,8% de água) para que o Cantareira saia do "tanque reserva". 

Sistema Cantareira sofreu "transição catastrófica", aponta estudo

O restante da semana vai continuar com muita chuva e, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, o clima friozinho também deve predominar. Os termômetros não passam dos 26 graus nesta terça (1º) e quarta (2), e as noites registrarão mínima de 16 graus.

Fonte: VEJA SÃO PAULO