Cidade

Moradores de Santos registram em vídeo inundação e forte ressaca

A maré registou pico de 4,50 metros, um dos maiores da história do município, de acordo com a prefeitura

Por: Estadão Conteúdo - Atualizado em

enchente santos ressaca
Prédio é inundado na orla de Santos (Foto: Reprodução/Facebook)

A cidade de Santos, no litoral paulista, continua na manhã desta segunda-feira (22) a sofrer transtornos da forte ressaca que atingiu a orla no domingo (21), quando a maré invadiu avenidas à beira mar e ondas de 1,6 metro chegaram às praias. A maré registou pico de 4,50 metros, um dos maiores da história do município, de acordo com a prefeitura. 

Moradores foram às redes sociais para registrar momentos de desespero causados pela força das águas. Um deles foi flagrado com uma prancha de stand-up paddle no calçadão, alagado. Garagens de prédios na avenida Bartolomeu de Gusmão foram inundadas com a força da maré e a água ainda não havia baixado até a manhã desta segunda. As ondas foram impulsionadas por rajadas de vento de 40 km/h, segundo a Base Aérea de Santos. Árvores foram derrubadas, mas não há informações sobre feridos.

De acordo com a Prefeitura de Santos, equipes da Defesa Civil vão continuar de prontidão ao longo desta segunda para fazer vistoria nos prédios e em equipamentos públicos afetados, além da limpeza das galerias e monitoramento do trânsito. 

Vale do Ribeira 

No Vale do Ribeira, na região sul do Estado, houve temporal entre a noite de sábado (20) e a madrugada de domingo, causando rápida elevação nas águas do Rio Ribeira de Iguape. Ao menos 150 pessoas já estavam desabrigadas no fim da tarde nos municípios de Ribeira e Eldorado, mas havia áreas alagadas também em Iporanga e Sete Barras. Em Registro, o alerta de enchente levou ribeirinhos a deixarem suas casas e buscarem abrigo em casas de parentes. 

Após dois meses de estiagem, as chuvas recuperaram o nível dos rios que abastecem as regiões de Sorocaba, Campinas e Piracicaba. A mudança no tempo também acabou com as queimadas, que castigaram a área nos últimos meses. No domingo, turistas ainda ocuparam o mirante e a passarela do Engenho Central, sobre o Rio Piracicaba, para apreciar o aumento no volume de água na cachoeira. 

Sul

Os primeiros flocos de neve caíram sobre a Serra Catarinense no sábado. Boa notícia para os turistas, que ocuparam 95% dos 6 mil leitos disponíveis nas sete principais cidades da região nesse fim de semana. 

A frente fria, porém, ajudou a formar instabilidade, com temporais e rajadas de vento de 113 km/h, registradas no Morro da Igreja, na cidade de Urubici. 

SP

O paulistano enfrentará frio nesta semana. A temperatura mínima deve chegar a 7ºC nesta terça-feira em São Paulo, segundo a Climatempo.

 

Fonte: Estadão Conteúdo