ECONOMIA

Saiba quanto você já pagou de impostos neste ano

Impostômetro chegará a marca de 300 bilhões de reais nesta sexta (19)

Por: Estadão Conteúdo

Impostômetro
Impostômetro no centro da cidade (Foto: Adeleke Anthony Fote/Futura Press/Folhapress)

Nesta sexta (19), às 20h55, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) atingirá o montante de 300 bilhões de reais de impostos, taxas e contribuições pagos pela população brasileira desde o começo do ano. Em 2015, a cifra foi registrada na mesma data.

O presidente da ACSP, Alencar Burti, em nota, ressalta que a marca neste ano, apesar de ser registrada na mesma época do ano passado, incide sobre um PIB menor. "Em outras palavras, significa dizer que o brasileiro está gerando menos riquezas, mas pagando os mesmos impostos de antes. E o governo ainda quer mais", afirmou.

Moradores do Morumbi criam 'Roubômetro', painel que mostra violência no bairro

Queda econômica

De acordo com a Serasa Experian, a atividade econômica caiu 3,8% em 2015, a retração mais intensa desde 1990, quando o recuo foi de 4,35%. Na análise mensal, o indicador repetiu em dezembro o declínio de 0,6% registrado em novembro, já descontados os efeitos sazonais.

Para os economistas da instituição, "a recessão econômica do ano passado foi causada pelo aumento das taxas de juros, da inflação e do desemprego bem como pela deterioração contínua dos níveis de confiança de consumidores e empresários", afirmam em nota.

Sob a ótica da oferta, a maior contribuição para o resultado negativo do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica, conhecido como PIB Mensal, partiu da indústria, que teve um desempenho 6,6% inferior ao de 2014. Os serviços também ficaram no campo negativo, em 2,3%. Apenas a agropecuária avançou no ano passado, ao subir 0,5% em relação ao ano anterior. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO