Continua após publicidade

Respeite o horário da coleta de seu bairro

Lixo tem horário certo para ser deixado na rua — desrespeito à regra municipal pode render multa de 50 reais

Por Mariana Barros e Manuela Nogueira
Atualizado em 5 dez 2016, 18h20 - Publicado em 14 jan 2011, 23h46

Desde abril do ano passado, os paulistanos precisam ficar atentos ao horário do recolhimento do lixo. De acordo com a lei sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab, quando o caminhão passa durante o dia os sacos só podem ser deixados na rua com, no máximo, duas horas de antecedência. No caso de coleta noturna, apenas a partir das 18 horas. Os horários em que os caminhões circulam pelas ruas da capital são divulgados nos sites da prefeitura e das empresas coletoras (Ecourbis e Loga). Quem não seguir a regra está sujeito a multa de 50 reais. O objetivo da lei é deixar detritos expostos às chuvas pelo menor tempo possível e, assim, evitar que causem enchentes, agravem os alagamentos e entupam bueiros.

Ao circular por bairros nobres como Jardins, Itaim, Pinheiros e Perdizes, a reportagem de VEJA SÃO PAULO encontrou diversos condomínios, casas e estabelecimentos comerciais em flagrante desrespeito à lei. Nos locais visitados, os caminhões passam sempre à noite — ou seja, os sacos só deveriam ser deixados na rua a partir das 18 horas. Mas podiam ser vistos nas calçadas sob sol a pino. Na Rua Jesuíno Arruda, no Itaim, por exemplo, encontramos lixeiras abarrotadas em frente a quatro prédios residenciais. Em todos, zeladores e porteiros disseram que o faxineiro estava em férias, que havia saído mais cedo ou mesmo se confundido com o horário. A foto acima, tirada no dia 3, ao lado de um condomínio de alto padrão na Rua Queluz, nos Jardins, é um exemplo do descaso com a lei e com o meio ambiente. Além de exposto por volta das 16h30, o lixo bloqueava a passagem de pedestres. “Acho horrível, uma falta de respeito”, diz a administradora Julia Gomes, que costuma passar pelo local para visitar sua avó. “Ninguém merece esse cheiro.”

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.