Crise hídrica

Sabesp deve aprovar transposição do Paraíba do Sul esta semana

A afirmação é do governador Geraldo Alckmin; obra foi incluída na semana passada pelo governo federal no Programa de Aceleração do Crescimento

Por: VEJA SÃO PAULO

atibainha
Canal entre as represas Atibainha (foto) e Jaguari interligará as águas da bacia do Rio Paraíba do Sul ao Sistema Cantareira (Foto: Rodrigo Villalba/Futura Press/Folhapress)

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta segunda-feira (26) que o conselho administrativo da Sabesp deve aprovar em reunião na próxima quinta-feira (29) a proposta de transposição do Rio Paraíba do Sul, que foi incluída na semana passada pelo governo federal no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Apesar de noite chuvosa, Cantareira permanece com nível estável

Grupo protesta contra falta de água em frente ao Bandeirantes

Segundo Alckmin, a licitação para a obra deve ser lançada já na sexta-feira e a ideia é concluí-la em noventa dias. A expectativa é que o serviço, orçado em 830,5 milhões de reais, leve dezoito meses.

Os problemas que estão infernizando a vida dos paulistanos

Sistema Cantareira edição 2374
Sistema Cantareira é responsável por abastecer 6,2 milhões de pessoas (Foto: Luis Moura / Estadão Conteúdo)

"Essa obra estava prevista para 2020, mas estamos antecipando em cinco anos. Quando se interliga bacias hidrográficas, uma ajuda a outra", afirmou o governador paulista.

Confira dicas úteis para armazenar água em casa

O empreendimento integra as águas da bacia do Rio Paraíba do Sul ao Sistema Cantareira por meio de um canal entre as represas Atibainha, que abastece São Paulo, e Jaguari, no Rio de Janeiro (Estadão Conteúdo).

Fonte: VEJA SÃO PAULO