Política

Russomano e Datena disputariam segundo turno em São Paulo, diz pesquisa

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostra apresentador de programa que defende consumidor com 34,2% das intenções de voto contra 22,4% do âncora do Brasil Urgente

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Russomanno e Datena
Russomanno e Datena: apresentadores lideram disputa eleitoral  (Foto: Montagem)

Os apresentadores Celso Russomano e José Luiz Datena disputariam o segundo turno das eleições municipais caso o pleito fosse hoje. A pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça (4), mostra Russomano (PRB) e Datena, que pode se lançar candidato pelo PP, liderando em três cenários. Em um deles, o apresentador, notabilizado ao defender os interesses do consumidor, tem 34,2% das intenções de voto. O comandante do policialesco Brasil Urgente fica em segundo, com 22,4%.

+ Eleições municipais podem ter trio de apresentadores

Na sequência, aparecem a ex-prefeita Marta Suplicy (sem partido) e o atual alcaide, Fernando Haddad (PT). A sondagem foi realizada com 1 040 eleitores na cidade de São Paulo, entre os dias 1 e 3 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Cenário 1
(Foto: Editoria de Arte/VEJA SÃO PAULO)
Cenário 2
(Foto: Editoria de Arte/VEJA SÃO PAULO)
Cenário 3
(Foto: Editoria de Arte/VEJA SÃO PAULO)

No levantamento anterior do instituto Paraná Pesquisas, em junho, quando Datena ainda não estava no páreo, Russomano aparecia com 41% das intenções de voto, à frente de Marta (18%) e Haddad (14%).

Quando não foram apresentados os nomes dos candidatos ao eleitores (pesquisa espontânea), a maior parte dos eleitores (69%) disse não saber ainda em quem vai votar. Outros 11,9% afirmaram que não votariam em ninguém. Russomano figura com 5%, seguido de Haddad (4,8%) e Datena (3,4%).

A pesquisa também avaliou o desempenho do governo municipal. A gestão Haddad é aprovada por apenas 25,6% dos entrevistados - 71,3% desaprovam e 3,1% não souberam avaliar.

Televisão vai à urna

Na semana passada, Datena e outro apresentador, João Doria Júnior (PSDB), demonstraram publicamente o interesse em concorrer ao cargo. A corrida eleitoral, portanto, teria três candidatos oriundos do universo da televisão. Russomano vai ao ar diariamente na Record com o quadro Patrulha do Consumidor. Datena ancora o Brasil Urgente, na Band, e João Dória é o responsável pelo Show Business, programa voltado para o mundo dos negócios exibido nas madrugadas de sábado na Band.

Fonte: VEJA SÃO PAULO