Dança

Russian State Ballet traz quarenta bailarinos a São Paulo

Aos 24 anos, Anna Sherbakova é a estrela da companhia e fará os papéis principais de O Lago dos Cisnes e Giselle. Confira entrevista

Por: Bruna Ribeiro - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Quarenta dançarinos do Russian State Ballet, uma das companhias mais respeitadas do mundo, apresentam-se em São Paulo nesta terça (28) e quarta (29) no Teatro Municipal. Em turnê pelo Brasil, o grupo de Moscou mostra o espetáculo Joias do Ballet Russo. No programa dirigido por Viatcheslav Gordeev, estão os clássicos de repertório O Lago dos Cisnes (no primeiro ato) e Giselle (segundo ato).

Os papéis principais das duas  peças – os cisnes branco e negro e a jovem apaixonada Giselle – ficarão a cargo de Anna Sherbakova. Aos 24 anos, ela é a primeira bailarina. Mede 1,65 metro e pesa 43 quilos. Formada com louvor pela Academia de Ballet da Cidade de Perm, conta que foi um grande desafio ser aprovada para entrar na companhia, há sete anos. "Mas eu sempre acreditei no meu talento e perseverei."

Na Russian State Ballet já interpretou papéis como Aurora, Fada Azul e Princesa Florina em A Bela Adormecida, Svanilda em Coppelia e Clara em O Quebra-Nozes. Em 2010, foi premiada como destaque feminino no Festival Arabesk, na Rússia. Confira abaixo a entrevista:

É a primeira vez que vem ao Brasil? O que está achando do país? Já estive aqui em uma pequena turnê em 2008. Estou achando tudo maravilhoso, mas o que mais gosto é da comida. Acho muito diferente e especial.

Foi difícil entrar para o elenco do Russian State Ballet? É realmente muito difícil, mas eu sempre acreditei em meu talento e perseverei. Por isso, fui convidada a ingressar na companhia, há sete anos.

Qual é a concepção do espetáculo Joias do Ballet Russo? Trata-se de unir em um só espetáculo os grandes nomes da dança nacional. A intenção é levar a nossa cultura para o Brasil e para o mundo.

O Lago dos Cines ou Giselle? Qual é o balé mais difícil? Sem dúvida nenhuma o mais difícil é O Lago dos Cisnes. Exige muita técnica e precisão.

Ensaia quantas horas por dia? Em média, ensaio 6 horas por dia.

Quantos componentes a companhia tem no total? São 190 na Rússia. Foram selecionados os quarenta mais premiados para a turnê.

Fonte: VEJA SÃO PAULO