RESTAURANTES

12 ruas da capital para um passeio gastronômico

Uma relação com as vias da cidade que reúnem boa variedade de opções culinárias 

Por: Andreza Monteiro

Le Bife
O salão do restaurante Le Bife localizado na Rua Pedroso Alvarenga, no Itaim Bibi (Foto: Ricardo d’Angelo)

Algumas ruas da capital paulista são verdadeiros corredores gastronômicos. Com o passar dos anos, esses espaços passaram a oferecer opções para todos os gostos.

Listamos doze ruas nesse perfil para quem adora conhecer lugares novos e quer aproveitar o final de semana nos ambientes mais gastronômicos da cidade. Confira!

1 - Rua Itapura - Tatuapé: restaurantes de tradição da capital paulista instalaram-se nesta rua que se destaca no bairro do Tatuapé, como é o caso das filiais do asiático Tantra e da Pizzaria 1900. Outros estabelecimentos como a casa de especialidades mexicanas La Buena Onda e a La Pergoletta Rotisseria também estão por ali.

Tantra - Tatuapé
Restaurante Tantra unidade Tatuapé (Foto: Fernando Moraes)

+ 21 lugares para comer bem no Tatuapé

2 - Rua Guaimbé - Mooca: entre um barzinho e outro, um dos points da Mooca é repleto de opções legais para comer, como A Pizza da Mooca e a Antonietta, tradicionais para os fãs de pizza que vivem na região. O Flamingo Bar também é uma ótima opção encontrada por lá, pois tem um dos melhores petistos da cidade.

3 - Rua dos Pinheiros - Pinheiros: uma das mais badaladas da região, ela possui uma rica oferta de baladas e também de opções gastronômicas. As recomendações de VEJA SÃO PAULO são: a hamburgueria Meats, o espanhol Almodovar e o restaurante de comida brasileira Consulado da Bahia, que agrada o paladar não apenas dos amantes das iguarias oriundas da "terrinha". Vale experimentar.

Almodovar
Almodovar: restaurante espanhol serve pratos a preços justos  (Foto: Mario Rodrigues)

4 - Rua Treze de Maio - Bela Vista: para os apaixonados por fatias suculentas de carnes, a melhor escolha é o Templo da Carne Marcos Bassi. Para quem adora uma massa, os italianos Speranza e Roperto. Na rua ainda há as inúmeras opções gastronômicas da praça de alimentação do Shopping Paulista.

5 - Rua Avanhandava - Bela Vista: um dos nomes mais populares quando o assunto é gastronomia, o sobrenome de Walter Mancini assina quase todos os estabelecimentos presentes na charmosíssima rua do centro da cidade. A cantina italiana Famiglia Mancini é um dos sucessos, com mais de 35 anos de existência. Em seu "reino" estão também: Walter Mancini Ristorante, Madreperola (com especialidade em frutos do mar) e a lanchonete Migalhas, que oferece sanduíches com preço médio entre 25 a 31 reais.

.+ Os cinco restaurantes mais caros de São Paulo

6 - Rua Gabriele D’Annunzio - Campo Belo: na charmosa rua que atrai os moradores da região por sua diversidade gastronômica de qualidade, destacam-se a hamburgueria Burger Table, o italiano Sensi e a churrascaria Malba Cocina y Bar.

Sensi
Arroz caldoso com mexilhão, lula e polvo (Foto: Tadeu Brunelli)

7 - Rua Pedroso Alvarenga - Itaim: é difícil citar o Itaim sem incluir a Pedroso Alvarenga. E locais para comer não faltam por ali, Um dos restaurantes mais paquerados do local, o Le Bife, tem consultoria do chef Erick Jacquin. Outros recomendados por VEJA SÃO PAULO são: Miso, com especialidades orientais, a filial do Serafina e o Beth Cozinha de Estar, que agrada àqueles que preferem serviço de bufê.

8 - Rua Amauri - Itaim: esse corredor gastronômico também não perde em qualidade em relação aos outros do bairro. O restaurante Osaka tem o melhor da culinária latina e faz sucesso com os clientes. Já o japonês Benihana é o endereço certo para quem gosta de comida japonesa. Tomar um chop gelado na Mercearia São Roque pede uma porção de dadinhos de tapioca, um dos aperitivos mais pedidos da casa.

9 - Rua Jerônimo da Veiga - Itaim: continuando pelo bairro do Itaim, essa é outra rua que chama a atenção pela diversidade de culinárias. Difícil se decidir entre restaurantes maravilhosos como o asiático Tian, o italianíssimo Nino Cucica, o japonês Sakagura A1 e o Ritz, que dispensa apresentações.

Ritz do Itaim
(Foto: Veja São Paulo)

+ Personalidades investem em restaurantes e aumentam o movimento das casas

10 - Rua Joaquim Távora - Vila Mariana: famosa pelos diversos bares, o local é privilegiado por estar próximo a algumas universidades. Mas quem vai para curtir também sente fome, claro, e não fica na mão, pois bares como o Genuíno e o Barxaréu fazem a alegria dos visitantes. No cardápio, coxinhas de massa de batata e bolinhos de carne seca são de dar água na boca. Também fazem muito sucesso por lá o restaurante mexicano Don Pancho e o Bistrô 28, que além de comida saborosa também oferecem ambientes agradáveis e muito charmosos.

11 - Rua Haddock Lobo - Cerqueira César: seus restaurantes e bares têm fama na cidade. Um exemplo é o Paris 6, que há anos é um dos points mais procurados pelos admiradores da noite paulistana. O restaurante Arábia, da culinária libanesa, também é uma ótima opção por ali. Outros dois locais que têm um grande público é A Figueira Rubaiyat e o Amadeus, recomendados por VEJA SÃO PAULO.

Amadeus
Ceviche de peixe, polvo e lula: servido com pipoca (Foto: Ricardo D’angelo)

12 - Rua Bela Cintra - Cerqueira César: a filial do restaurante Corrientes 348, especializado em carnes, o restaurante A Bela Sintra, considerado um dos melhores restaurantes da capital, e a filial do sofisticado francês Chef Rouge são apenas alguns dos locais que a Bela Cintra nos permite desfrutar.

Fonte: VEJA SÃO PAULO