Noite

Rua Doutor César é o novo agito da Zona Norte

Em 200 metros, a Rua Doutor César, em Santana, concentra oito restaurantes, bares e lanchonetes

Por: Fernando Cassaro - Atualizado em

Quem mora em Santana ou costuma passar pelo bairro já deve ter notado um burburinho novo no ar. Ele vem da Rua Doutor César, uma travessa da Avenida Brás Leme. Em um trecho de aproximadamente 200 metros, o lugar concentra oito restaurantes, lanchonetes e barzinhos. O cardápio é bem variado e vai de um hambúrguer incrementado a sushis e sashimis. Três casas foram inauguradas ali nos últimos doze meses: Chip’s Burger, Black Dog e Villa Vintém Bar Grill. Como os estabelecimentos têm perfis bastante diferentes, é interessante observar pelas calçadas um vaivém de jovens, casais, crianças e pessoas mais velhas. "Não precisamos mais ir até a Zona Sul para nos divertir", afirma a estudante de direito Ana Carolina de Aguiar.

Apesar de o público predominante ser da região, não é difícil encontrar quem cruze o Rio Tietê saindo de outras partes da cidade. Moradoras da Zona Sul, a publicitária Camila Maciel e a estudante de administração Thiena Müller conheceram a Cervejaria Papagaio Vintém no fim de semana passado. "O legal dessa rua é poder sair de um bar e ir a um restaurante sem precisar procurar um lugar novo", diz Camila. Dono do Quintal Brasil, Josuêlo Evangelista Ribeiro acredita que praticamente toda a sua clientela venha de outros bairros. "A casa está lotando tanto que já penso em expandi-la", afirma. "Como tenho música ao vivo, os freqüentadores estão pedindo uma pista de dança." Não é o único que planeja reforma. "Quero passar de 190 metros quadrados para 230 metros quadrados", conta Edivaldo de Souza, um dos sócios do japonês Sushi Mart.

A primeira casa da Doutor César, a Que Pankeka Pizza & Cia, foi inaugurada há dezoito anos. Nessa época, a rua concentrava apenas imóveis residenciais e lojas que fechavam as portas por volta das 6 da tarde. "Ainda por cima, era mal iluminada", lembra o proprietário, Tony Martin, sócio de outros quatro estabelecimentos. Para o ano que vem, Martin pensa em abrir mais um ponto de comes e bebes. Tanto otimismo é fundamentado na melhora da qualidade de vida do bairro. "A região tem se valorizado muito", comenta o diretor da Mirantte Imóveis, Luiz Carlos Kechichian. Ele atua no mercado imobiliário de Santana há cerca de trinta anos e aposta que mais empreendimentos devem aparecer por ali. "Há dois anos, o metro quadrado na Avenida Brás Leme era cotado em 1 200 reais", compara. "Hoje, está em 2000." "A procura nunca foi tão grande."

• Cervejaria Papagaio Vintém – Número 706, 3477-2030;

• Villa Vintém Bar Grill – Número 720, 3477-5945;

• Sushi Mart – Número 732, 2971-3470;

• Black Dog – Número 742, 3294-0104;

• Quintal Brasil – Número 768, 2973-8811;

• Chip’s Burger – Número 888, 2099-2803;

• Que Pankeka Pizza & Cia – Número 938, 2959-2525;

• Dona Carmela – Número 944, 2283-2458.

Fonte: VEJA SÃO PAULO