Passeios

Roteiro temático: São Paulo para intelectuais

Dez programas para os amantes das artes

Por: Anna Carolina Oliveira - Atualizado em

Acervo da Pinacoteca do Estado
Acervo: segundo andar da Pinacoteca do Estado é dedicado à história da arte do país (Foto: Divulgação)

Museus, teatros, cinemas e feiras de arte. O que não falta na cidade é opção para os intelectuais. Algumas atrações inclusive são gratuitas nos finais de semana, como os acervos do Museu de Arte Moderna, Pinacoteca e Museu de Arte Sacra.

+ 100 programas temáticos em São Paulo

Confira dez programas para amantes das artes:

 

  • Centros culturais

    Centro Cultural São Paulo (CCSP)

    Rua Vergueiro, 1000, Liberdade

    Tel: (11) 3397 4002

    4 avaliações

    O visual urbano e a localização, do lado da Estação Vergueiro do metrô, são atrativos do jardim suspenso do Centro Cultural São Paulo. Grupos de jovens disputam o lugar, mas as famílias são bem-vindas.

    Saiba mais
  • Casa Contemporânea

    Rua Capitão Macedo, 370, Vila Clementino

    Tel: (11) 2337 3015

    Sem avaliação
  • Praças

    Praça Franklin Roosevelt

    Praça Franklin Roosevelt, s/n, Consolação

    2 avaliações

    Doado à prefeitura pelo médico Martinho Prado no século XIX, o terreno que hoje abriga a Praça Roosevelt, no centro, só ganhou esse nome em 1970. Nos anos 1960, o então prefeito Faria Lima iniciou um projeto que previa transformar a área em um espaço repleto de verde. Ao contrário das expectativas, o que foi entregue anos depois não passava de concreto em forma de pentágono, quase sem vegetação. Reivindicada pelos moradores da região há mais de dez anos, a praça acaba de ser reformada e foi inaugurada em 29 de setembro. Uma nova iluminação e árvores estão entre as melhorias.

    Saiba mais
  • Teatro Oficina

    Rua Jaceguai, 520, Bela Vista

    Tel: (11) 3106 2818

    1 avaliação
  • Museus

    Museu de Arte Sacra

    Avenida Tiradentes, 676, Luz

    Tel: (11) 3326 3336

    1 avaliação

    Cento e trinta trabalhos compõem a mostra permanente do museu. O espaço exibe ainda o famoso conjunto napolitano do século XVIII, doado pelo industrial e colecionador Ciccillo Matarazzo (1899-1977). Com o intuito de formar um museu exclusivamente de presépios, Matarazzo trouxe a suntuosa montagem ao país após uma viagem à Europa em 1949. Com 1.600 peças, é considerada uma das maiores no mundo.

    Saiba mais
  • Centros culturais

    Instituto Tomie Ohtake

    Rua Dos Coropés, 88, Pinheiros

    Tel: (11) 2245 1900

    Sem avaliação

    Inaugurado em 2001, ocupa um prédio roxo e vermelho de traços futuristas em Pinheiros. Projetado por Ruy Ohtake, filho da artista que dá nome ao lugar, o edifício foi inicialmente pensado para abrigar somente as obras de Tomie, além de um complexo de escritórios. Com o tempo, passou a se empenhar na revelação de jovens artistas, dando espaço, em suas sete salas expositivas, a nomes da nova geração — o mais recente deles foi o da pintora Ana Prata. Não deixe de aproveitar o Santinho, restaurante de cozinha rápida da chef Morena Leite, que funciona ali. O Teatro Geo, a livraria Gaudi e a loja de objetos IT completam as atrações do Tomie Ohtake.

    Saiba mais
  • Reserva Cultural

    Avenida Paulista, 900, Bela Vista

    Tel: (11) 3287 3529

    8 avaliações
  • Feiras

    Feira da Praça Benedito Calixto

    Praça Benedito Calixto, 158/162, Pinheiros

    Tel: (11) 3081 0641

    8 avaliações

    Situada na praça da qual empresta o nome, a feirinha, que funciona aos sábados, é uma mistura de brechó e antiquário, onde são encontrados brinquedos antigos, móveis restaurados, discos raros, entre outros itens. Além de reunir a vizinhança, que aproveita o local como ponto de encontro, é também repleta de decoradores, produtores de cinema e artistas, que garimpam ali peças vintage ou inusitadas para seus trabalhos. À tarde, das 14h30 às 18h30, o clima amistoso se completa com apresentações de chorinho.

    Saiba mais
  • Museus

    Museu de Arte Moderna (MAM)

    Parque Do Ibirapuera, s/nº, Parque Ibirapuera

    Tel: (11) 5085 1300

    3 avaliações

    Foi fundado em 1948 pelo empresário Ciccillo Matarazzo e transferido em 1968 para o prédio que ocupa hoje, também no Parque do Ibirapuera. Seu acervo conta com mais de 5 000 obras entre pinturas, esculturas, desenhos, vídeos e instalações. Possui também uma agradável área ao ar livre de 6 000 metros quadrados, projetada pelo paisagista Burle Marx, com esculturas de trinta artistas brasileiros.

    Saiba mais
  • Museus

    Pinacoteca de São Paulo

    Praça Da Luz, 2, Bom Retiro

    Tel: (11) 3324 1000

    8 avaliações

Fonte: VEJA SÃO PAULO