Passeios

Roteiro temático: São Paulo para esportistas

Dez programas de diversas modalidades, do futebol à escalada

Por: Anna Carolina Oliveira - Atualizado em

Escalada indoor: pratique em São Paulo
Escalada indoor: pratique em São Paulo (Foto: Divulgação)

Além de estádios, clubes e parques espalhados pela região, São Paulo traz outras opções para quem se interessa por esporte.

Na Casa de Pedra, há uma área reservada para escaladas. No Museu do Futebol, os fãs do bate bola ampliam seus conhecimentos sobre o assunto. Também há bares e cafés com a temática, como é o caso de O Torcedor, perto do Pacaembu.

+ 100 programas temáticos em São Paulo

Confira dez programas para esportistas:

  • Parques

    Casa de Pedra

    Rua Venâncio Aires, 31, Perdizes

    Tel: (11) 3879 6800

    VejaSP
    Sem avaliação

    Brincar sozinho não tem graça na Casa de Pedra. A melhor forma de curtir o parque de escalada indoor é acompanhado, seja pelos pais ou pelos instrutores do local. O motivo? É necessário sempre que alguém segure a corda de segurança dos alpinistas. Os iniciantes podem começar se aventurando em duas paredes menores, com cerca de 2 metros cada uma. Elas podem ser desbravadas sem os equipamentos de apoio. Caso o participante se desequilibre e caia, colchões macios estão dispostos para amortecer o impacto. Para conseguir subir cada vez mais alto, além de usar a força nos braços e nas pernas, é preciso estar atento às marcações na parede. Elas indicam o caminho até o topo, distante 14 metros do chão, e são uma forma de medir seu progresso. Outra dica indispensável é usar roupas confortáveis e que deixem as crianças com os movimentos bem livres. Apesar de o local oferecer sapatilhas, a quantidade é limitada — o mais indicado é sair de casa de tênis. Quem tem medo de altura mas quer aprender outra prática esportiva pode testar seu equilíbrio no slackline, uma fita esticada sobre a qual o objetivo é (tentar) caminhar de uma extremidade a outra, sem cair.

    Saiba mais
  • Autódromos

    InterKart - Shopping Interlagos

    Avenida Interlagos, 2255, Jardim Umuarama

    Tel: (11) 5671 0454

    Sem avaliação
  • Museus

    Memorial do São Paulo Futebol Clube

    Praça Roberto Gomes Pedrosa, 01, Jardim Leonor

    Tel: (11) 3749 8000 ou (11) 3749 8020

    1 avaliação
  • Museus

    Memorial Sport Club Corinthians Paulista

    Rua São Jorge, 777, Parque São Jorge

    Tel: (11) 2095 3000

    2 avaliações
  • Museus

    Museu do Futebol

    Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu

    Tel: (11) 3664 3848

    7 avaliações

    Impossível não se contagiar de cara com a atmosfera boleira deste museu cravado debaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu. Todas as atrações são multimídia e interativas. Projetores exibem fotografias gigantes de ídolos como Pelé, Garrincha, Zico e Ronaldo. Numa sala, fotos antigas contextualizam os primórdios do esporte no Brasil. Há muito material em vídeo, mostrando dribles, gols e jogadas marcantes. Quem quiser se aventurar (sobretudo as crianças), pode brincar de cobrar um pênalti e medir a velocidade do chute numa atração ou jogar com uma bola virtual em outra. Duas experiências arrepiam os visitantes: imagens de torcedores incentivando aos berros seus times, projetadas em telões debaixo das arquibancadas, e o acesso para ver (e fotografar, é claro) o gramado verdinho do Pacaembu. Em outra sala, telas em alta definição apresentam a história das copas e a participação da Seleção em cada uma delas. Difícil é sair de lá sem querer gritar “Brasil, Brasil, Brasil”.

    Saiba mais
  • Bares variados

    O Torcedor

    Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu

    1 avaliação
  • Parques

    Parque das Bicicletas

    Alameda Iraé, 35, Indianópolis

    Tel: (11) 3396 6400

    1 avaliação

    Próximo ao Ibirapuera, o espaço se divide entre ciclovias, espaço para skate e patins e área para caminhadas. Vale tanto para a garotada que está aprendendo quanto para os mais experientes.

    Saiba mais
  • Parques

    Parque do Ibirapuera

    Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera

    Tel: (11) 5573 4180

    12 avaliações

    É o local ideal para passar uma tarde inteira, seja nos tranquilos dias de semana, seja aos sábados e domingos, quando se transforma em uma cidade de 300 000 pessoas. Entre as 160 espécies de animais registradas, há pica-paus, cisnes e patos. Na flora, exemplares de árvores como jaqueira e pau-brasil. Mas não é só isso que faz o parque ser imbatível. O local abriga cinco prédios com a assinatura de Oscar Niemeyer: o Pavilhão Cicillo Matarazzo (atual Pavilhão da Bienal de São Paulo), o Museu de Arte Contemporânea, o Museu Afro Brasil, a Oca, a Grande Marquise (onde está situado o Museu de Arte Moderna) e o Auditório Ibirapuera. O passeio se completa com visita ao curioso Pavilhão Japonês.

    Saiba mais
  • Parques

    Parque Zilda Natel

    Rua Cardoso De Almeida, 1250, Perdizes

    Tel: (11) 3862 2921

    Sem avaliação

    Para andar de skate: Inaugurado em fevereiro de 2009, o local tem 2.300 metros quadrados e conta com três pistas — uma com rampas e corrimões, outra com banks (pista que lembra uma piscina vazia) e uma com minirrampa em formato de U. Aberto todos os dias das 9h às 21h, o espaço fica ao lado da estação Sumaré do metrô, inaugurada em 1998. Por isso, uma boa dica para acessar o parque é ir de transporte público.

    Saiba mais
  • Cafés

    Pelé Arena - Jardins (mudou de nome para Arena café)

    Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1774, Jardim Paulistano

    Sem avaliação

Fonte: VEJA SÃO PAULO