Especial prato do dia

Peixe é bom na sexta-feira. Veja dez casas que servem pescados

Seguindo a tradição religiosa portuguesa, paulistanos evitam carnes vermelhas no último dia útil da semana

Por: Daniel Ottaiano - Atualizado em

Bananeira - pescada
Pescada-cambucu no Bananeira: assada em folha de bananeira (Foto: Ligia Skowronski)

Há tradições culinárias da cidade que são difíceis de explicar. Ninguém ousa questionar, mas fica o mistério para o virado à paulista ser servido às segundas e a feijoada, às quartas e sábados. Um costume, porém, é mais fácil de entender: sexta-feira é dia de peixe. Parte do hábito católico trazido pelos portuguesas ao Brasil é o de evitar o consumo de carne nesse dia.

+ Leia mais: cinquenta opções para comer bem de segunda a sexta

Confira abaixo dez restaurantes de culinária de Portugal, do Japão ou mesmo brasileira que servem bons pescados às sextas:

A Bela Sintra Entre as receitas criadas pela chef Ilda Vinagre está o bacalhau a gosto da mia (posta grelhada e levada ao forno com cebola dourada no azeite e vinagre balsâmico, batata, azeitona preta e ovo cozido). O prato custa 130 reais.

Aizomê No menu-degustação desse restaurante japonês, costuma aparecer a pescada-branca à Meunière com molho de milho verde. No almoço, a sequência de receitas sai por 90 reais. No jantar, custa 165 reais.

Amadeus A casa oferece um peixe do dia ao molho de cebolinha perfumado por baunilha-banana (68 reais). A criação é servida sobre lâminas de batata, com fios crocantes de alho-poró e ervilha-torta.

Bacalhoeiro Como o próprio nome sugere, o bacalhau é a estrela no cardápio deste português. Na versão Brás, o peixe aparece desfiado, acompanhado de azeitona verde, cebola, batata palha, ovo e salsinha (55 reais).

Bananeira No restaurante brasileiro instalado no Morumbi, a pescada-cambucu é assada em folha de bananeira e servida com molho à base de leite de coco, azeite-de-dendê, tomate e pimenta dedo-de-moça (39 reais).

Badejo A estrela do cardápio é a moqueca capixaba. A versão de badejo com banana-da-terra (99,50 reais) serve duas pessoas e vem acompanhada de arroz, pirão e farofa de banana.

Brasil a Gosto A casa da chef Ana Luiza Trajano oferece no menu o badejo grelhado com crosta de baru, purê de banana-da-terra e vinagrete de laranja-lima (56 reais).

Capim Santo Da cozinha de Morena Leite, sai o robalo em crosta de castanha de caju, guarnecido de vatapá e mandioquinha (68 reais).

Espaço Tambiú Os peixes são as estrelas do menu desse restaurante na Rua Diana, na Zona Oeste. A truta grelhada acompanhada de salada custa 34 reais.

Tordesilhas O cardápio da chef Mara Salles tem pratos do dia temáticos de terça a sexta. No último dia da semana, a opção é a pescadinha à dorê ao molho de camarão com purê de batatas (40 reais).

Fonte: VEJA SÃO PAULO