roteiro

10 dicas de passeios para se sentir em Nova York

Conheça atrações para curtir em São Paulo que são a cara da cidade americana

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

O que Nova York tem que os paulistanos adoram imitar? Hábitos que se tornaram comuns na metrópole americana são cada vez mais replicados por aqui, como tomar café na Starbucks e ir ao trabalho com o copinho assinado na mão, assistir a musicais que fazem sucesso lá fora, a exemplo de O Rei Leão, e jogar basquete de rua em quadras instaladas em parques (com os jogadores vestidos como astros da NBA). Sem falar nas filiais de bares e restaurantes nova-iorquinos que se instalaram na capital, como o P.J. Clarke´s. Elaboramos abaixo um roteiro com 10 dicas.

 

1. Os musicais caíram no gosto do paulistano (e a receita do sucesso vem da Broadway). Espetáculos que tiveram êxito em Nova York, como Cats, Hairspray e Chicago, encantaram também os paulistanos. Um deles, O Rei Leão, continua em cartaz.

2. Nos últimos anos, a rede de cafeterias americanas Starbucks se espalhou pelas esquinas e shoppings da cidade. É comum ver os moradores aqui pegando o copão de café assinado com seu nome antes de ir ao trabalho.

3. Os astros da NBA (Liga de Basquete Americana) são referência para os jogadores de fim de semana que lotam as quadras de basquete dos parques da cidade. No Parque Villa-Lobos, há campeonatos de enterradas e disputas de meia quadra.

 

4. Ir com os amigos ou com a família numa lanchonete e pedir hambúrguer, batatas fritas e, claro, milk shake tornou-se um dos passeios gastronômicos mais frequentes em São Paulo. Com duas unidades na cidade, a rede P.J. Clarke´s é quase um ponto turístico de Nova York.

5. Começar o dia com um café da manhã pesado, ao estilo americano, com ovos, bacon, waffles. Alguns estabelecimentos servem brunchs caprichados, é só escolher um deles: Empório Santa Maria, 7 Molinos, Dona Deôla.

6. Bares especializados em drinques, como o SubAstor, o NOH e o bar. e o Isola, servem receitas tradicionais como o Cosmopolitan (o preferido da mulherada na série Sex and the City) em ambientes badalados.

7. Umas das atrações mais visitadas pelos turistas que chegam a Nova York é subir ao topo do Empire State Building para ver os arranha-céus de cima. Pois aqui também se tem uma bela vista panorâmica da cidade no alto do Edifício Itália.

8. Comer guloseimas sem culpa em lojinhas de cupcakes (Wondercakes e Confeitaria da Luana Davidsohn) e com boa oferta de donuts e brownies. Fique de olho: a famosa rede de sorveterias americana Ben & Jerry´s vai abrir a sua primeira unidade no país na Rua Oscar Freire.

9. Para se sentir como se estivesse no Blue Note, célebre casa de jazz de Nova York, há opções que não deixam nada a desejar por aqui: o Bourbon Street Music e o Madeleine Bar apresentam shows ao vivo de blues e jazz em ambientes escurinhos. Outra dica: começa nesta quarta (6) o festival Jazz na Fábrica.

10. Comer andando, de preferência com cara de quem está com pressa, é um hábito da maioria dos nova-iorquinos. E, para não perder a hora, a pedida é um pedaço de pizza para matar a fome sem perder tempo. Aqui, há opções como a Pizza no Pedaço e O Pedaço da Pizza.

Fonte: VEJA SÃO PAULO