Especial prato do dia

Terça-feira é dia de dobradinha. Saiba onde provar esta iguaria

Restaurantes de São Paulo oferecem receitas tradicionais com feijão branco e outras diferentes, como à parmigiana

Por: Daniel Ottaiano - Atualizado em

Farofa Paulista - Dobradinha
Dobradinha do Farofa Paulista: feijão-branco, linguiça, costelinha, ovos cozidos e azeitonas (Foto: Divulgação)

Essa é daquelas tradições que ninguém sabe ao certo como surgiu nem ousa questionar. Do mesmo modo como feijoada é prato obrigatório às quartas e virado à paulista ocupa os menus às segundas, a dobradinha tem vez às terças-feiras na cidade. “É só passar em bares que você percebe: o pessoal ainda pede a mistura”, afirma o historiador Caloca Fernandes, autor do livro ‘Viagem Gastronômica Através do Brasil’.

+ Leia mais: cinquenta opções para comer bem de segunda a sexta

Confira abaixo dez bares e restaurantes onde provar dobradinha:

Academia da Gula O bar de especialidade portuguesa dedica o almoço de terça-feira ao bucho com feijão branco, costelinha e linguiça, acompanhados de arroz. O prato individual custa 21,90 reais.

Bolinha Feijão branco, costelinha defumada, linguiça portuguesa, cenoura, torresmo, couve no alho e arroz complementam a iguaria toda terça por 47,50 reais.

Capuano Na tradicional cantina da Rua Conselheiro Carrão a dobradinha chega em versão italiana. A receita à parmigiana inclui molho de tomate e queijo, ao preço de 42 reais (serve até três pessoas).

Dona Lucinha No bufê (38 reais) desse restaurante brasileiro a dobradinha aparece na companhia de feijão branco.

Dona Onça Se o seu destino for a Avenida Ipiranga, a pedida é este bar. Lá a dobradinha chega na companhia de feijão branco, paio e legumes, além de arroz. O preço é 39 reais.

Empório Ravióli O prato tradicional de tripas à toscana deste italiano acompanha lombo de porco, linguiça e feijão branco, ao preço de 45 reais por pessoa.

Farofa Paulista O bar da Alameda Tietê serve sua versão da iguaria com feijão branco, linguiça calabresa, costelinha suína, ovos cozidos e azeitonas verdes a 35 reais.

Maripili O restaurante espanhol aposta nas comidas de porções reduzidas para partilhar, como tapas. Entre os pratos principais fixos está a dobradinha à moda espanhola, com um molho picante de pimenta-do-reino e embutidos. O preço é 12 reais.

Pasta & Vino Nesta casa de culinária do país da bota, o prato ganha nome italiano: busecca alla vittorio emanuele (36 reais). Trata-se do bucho com feijão-branco, cubos de batata, frango e linguiça.

Recanto Nordestino O folclórico bar, que adotou o apelido Bar dos Cornos devido à decoração com chifres de boi, serve o bucho com feijão branco a 10 reais. Se o cliente quiser que acompanhe arroz, o preço sobe para 12 reais.

Fonte: VEJA SÃO PAULO